24 de out de 2015

5 razões para você ter uma cinquentinha!

Oi pessoal, tudo bem?

Eu sou a Maria, do blog Novas Alices e falo sobre fotografia aqui no Coisas de Blogueiras!

Vocês já devem ter ouvido falar muito na tal da lente 50mm, a famosa “cinquentinha”, né? Essa lente é classificada como uma lente normal, isso quer dizer que ela não é grande angular nem teleobjetiva. Ela se encaixa nessa categoria por ser a lente mais parecida com o campo de visão de um olho humano. Eu trabalho com vários tipos de lentes, mas confesso para vocês que a 50mm continua sendo a minha preferida, e agora eu vou falar o porquê!

É muito versátil

Apesar de ser uma lente fixa (não tem zoom), o campo de visão não é nem muito próximo e nem muito distante, então basta se posicionar da melhor maneira! Durante muito tempo, trabalhei somente com ela e até hoje chego a usá-la para fotografar festas inteiras. Apesar de não ser muito indicada para retratos, a distorção que ela causa na foto é pequena, então, digamos que você consegue fotografar praticamente tudo com ela!

É clara e luminosa

Lentes fixas possuem aberturas bem grandes, de f/1.4 e até f/1.2! Mesmo que você compre a mais escura das 50mm, com abertura f/1.8, ela ainda continuará sendo uma lente muito clara. Comparada às lentes do kit, onde algumas vêm com abertura de até f/5.6, é uma grande vantagem. A abertura grande permite que entre mais luz, e assim você pode usar um ISO mais baixo e garantir a qualidade da foto.

O fundo desfocado dos sonhos!

Sabe aquelas fotos com luzes desfocadas, o famoso efeito bokeh? Você só consegue fazer se tiver uma lente que possua uma abertura bem grande, e a lente 50mm é a mais indicada para esse tipo de foto, dá para criar muita luz criativa com ela!

É barata!

São as lentes mais baratas do mercado. Claro que uma lente 50mm com abertura f/1.2 são caríssimas, mas você pode investir em uma lente f/1.8. O preço vai depender do tamanho da abertura e do material da lente, alguns são mais resistentes e outros não. Mas no geral, você encontra a partir de R$350,00.

É leve e pequena

Quando eu faço fotos do cotidiano, fotos pessoais, adivinha qual lente eu levo? A 50mm é levinha, pode ser usada em qualquer ocasião e não ocupa muito espaço. Ideal para aquelas fotos sem compromisso!


Alguém mais usa e ama a lente 50mm? Me conta nos comentários!
Espero que tenham gostado e que esse post tenha tirado algumas dúvidas em relação à essa lente tão polêmica, haha! Beijos! ;)



  • Yara Sousa

    Em 24.10.2015

    Já tem um post desse por aqui né? Quase o mesmo título eu acho. Concordo quero muito uma 50mm

    Responder

  • Maria Ienke

    novembro 18th, 2015

    @Yara Sousa, Tem sim, mas são dicas diferentes! :D

    Responder

  • Day

    Em 24.10.2015

    Sempre ouvi ótimos comentários sobre a cinquentinha o que me fez ficar louca por uma e hoje depois de ter finalmente comprado não me arrependo nada, acho que foi a melhor aquisição que poderia ter feito, eu uso muito mesmo, amo o efeito de desfoque que ela da nas fotos <3

    Responder

  • Maria Ienke

    novembro 18th, 2015

    @Day, Também adoro o desfoque que ela dá! <3

    Responder

  • Layni

    Em 24.10.2015

    Sempre achei lindo o efeito desfocado que ela faz!O engraçado é que minha câmera superzoom tem abertura à partir de f/1.8 e não fica desfocado se eu não tiver com muito zoom ou no macro :/ Ah,de onde é essa caneca lindíssima?Boa semana para você

    Responder

  • Maria Ienke

    novembro 18th, 2015

    @Layni, As lentes fixas tem um melhor desempenho no desfoque, é normal a superzoom não ter um desfoque tão bom quanto a 50mm! A caneca é da Uatt! Obrigada linda! <3

    Responder

  • Helen Pinheiro

    Em 24.10.2015

    Qual câmera você usa? Indicaria ela para uma blogueira iniciante?

    Responder