04 de jan de 2016

WordPress: Tags x Categorias

Uma das grandes diferenças entre o WordPress e o Blogger são as categorias e tags. Enquanto no Blogger temos apenas as tags, no WP temos as duas coisas. Ambas são importantes e fazem toda a diferença em um blog, e nesse post eu vou explicar o porquê e como vocês podem organizar o blog de vocês usando essas duas ferramentas.

wp

O que são as Categorias e as Tags?

Categoria é o tema principal do seu post, basicamente. Sempre que seu leitor clicar em determinada categoria, todos os posts com o mesmo tema aparecerão. Usando as categorias o seu blog fica mais organizado, como se você estivesse separando por pastas todo o conteúdo do seu blog.

As tags são “subcategorias”. Elas servem para caracterizar seus posts com diferentes palavras, mas não necessariamente sendo o tema principal dele.

Como organizar as categorias e tags?

A primeira coisa que vocês têm que pensar quando vão criar um post é: sobre o que é esse post? É um filme? Uma receita? Uma resenha de livro? Depois de pensar isso, vocês têm que decidir qual será a melhor maneira de categorizar o post para vocês e seus leitores.

Por exemplo: vocês vão criar a resenha de um filme. Porém, qual a melhor forma de categorizar esse post? Vocês podem escolher colocar na categoria “Resenhas” e nas tags definir qual tipo de resenha é. Ou vocês podem criar as categorias “Filmes”, “Livros” e “Séries”. Como decidir qual o melhor? Bom, pessoalmente falando, acho que depende muito da quantidade de posts que vocês falam sobre determinado assunto. Se fazem poucas resenhas, talvez nem compense criar categorias separadas e isso pode servir de estratégia para manter o público no blog. Assim, imagina que vocês só têm dois posts de resenha de filmes; se colocam todos eles na categoria Resenhas, junto com os livros e séries, os seus leitores podem, ao buscar resenhas de filmes, se interessar por outras resenhas que aparecerem ali. Se só aparecerem dois filmes, talvez eles vejam essas resenhas e saiam do blog sem terem interesse em procurar outros assuntos.

Por outro lado, se seus blogs tiverem muitos posts de filmes, talvez seja melhor categorizar separadamente. Assim as pessoas que clicarem em “Filmes” saberão que ali elas encontrarão tudo relacionado a filmes, não necessariamente apenas resenhas.

As tags funcionam de outra forma. Vamos supor que vocês escolheram criar a categoria “Filmes”. O post de vocês é sobre o filme “Um amor pra recordar”, um filme de romance que conta a história de dois jovens que se apaixonam e sofrem por conta de uma doença. As tags do post podem ser as palavras-chave: romance, jovens, adolescente, amor. Vocês podem colocar também os nomes do atores principais, o nome do filme e coisas assim.

Qual o tamanho ideal para as tags e categorias

O tamanho (quantidade de caracteres) ideal é: o menor possível. No caso das categorias, vocês têm liberdade para criar assuntos compostos, iguais às categorias que temos aqui no CDB: “Moda & Beleza”, “Viagens & Intercâmbio”. São assuntos que são ~quase~ sinônimos, então, tudo bem estarem juntos.

No caso das tags, lembrem-se: palavras-chave. Você pode criar quantas tags você quiser, mas são palavras que servem para caracterizar seus posts e facilitar para seus leitores filtrarem seus posts. Colocar uma frase não é a melhor opção, certo? Mas vocês também têm liberdade para colocar mais de uma palavra, por exemplo, nomes de celebridades como “Marcela Magossi” (HEHEHE) ou nomes de filmes como “A Culpa é das Estrelas”.

Tenho Blogger, e agora?

No Blogger nós só temos a opção de tags. O que algumas blogueiras fazem é usar as tags como a mesma função das categorias. Se futuramente vocês forem migrar para o WP, irá tudo como tag, mas há uma ferramente no WP em que você pode mudar algumas tags para categorias (e vice-versa) automaticamente. Aí, vai de gosto, você pode decidir como usar no Blogger da forma como preferir, lembrando que quanto mais prático para seus leitores, melhor, então busque manter sempre organizado (seja como tag ou categoria).


Esse post foi uma recomendação da Aziza, no post Conheça o painel do WordPress. Se você, assim como ela, tem alguma recomendação ou pedido de post, deixe nos comentários ou dê seu pitaco ali no espaço que temos na lateral do blog! Juro que aos poucos vou elaborando os posts de acordo com os pedidos de vocês!

Um super beijo e até a próxima!

Postado por Marcela Magossi

Apesar da carinha de 15, tem 20 anos, cursa Sistemas de Informação na Unicamp e pretende ser Presidente do Brasil. Expõe todos os seus sonhos no seu blog, Lances para sonhar, e compartilha aqui tudo o que ela aprende sobre html e design gráfico durante suas madrugadas regadas por café, chocolate e Coca-Cola.


  • Gabriela

    Em 04.01.2016

    Oi, Marcela Magossi!!! Muito legal essa postagem!
    Parabéns, bem escrito e bem explicadinho. Até quem não bloga com certeza vai entender.
    Eu só uso categorias no meu wordpress, mas agora vou usar tags graças a você hehehehe

    Juro que já tinha procurado várias vezes sobre o que era e não tinha entendido.
    Mas depois de ler aqui achei tão óbvio que fiquei com raiva de mim haduahuahahsu

    Obrigada pelo post hihi

    beijoos

    Responder

  • Marcela Magossi

    janeiro 5th, 2016

    @Gabriela, hahaha! Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado e que tenha sido útil! Beijoos <3

    Responder

  • Ohara

    Em 04.01.2016

    Olá Ma! <3<3 você e seus tutoriais, sempre tão bem explicados haha! confesso, tinha tempos que eu achava que tags e categorias eram a mesma coisa kkkk
    Bem, até agora eu nao tenho nem outra ideia de post a não ser aquela de como adicionar categorias no wordpress hahaha<33
    Bjoooos! <3<3

    Responder