08 de fev de 2016

Acumule milhas aéreas e viaje mais

Acumular milhas aéreas é uma das principais dicas dos viajantes profissionais aos que querem viajar gastando pouco. Mesmo sendo uma prática bem comum, ainda há muitas dúvidas sobre como funcionam os programas de milhagem.

Eu não sou nenhuma viajante profissional, mas aqui está um post joinha para você entender e começar hoje mesmo a acumular suas milhas e viajar pagando nada ou quase nada por suas passagens.

O que são programas de milhagem?

São programas de relacionamento das empresas aéreas com o intuito de fidelizar o cliente. Quando cadastrado nesses programas, o participante acumula milhas (pontos ou créditos) toda vez que fizer voos da empresa ou ainda quando comprar algum produto ou serviço de lojas parceiras correspondente ao programa de milhagem inscrito.

Como funcionam?

Primeiro é necessário se cadastrar no site de algum desses programas de milhagem.

Os principais são: Tam Fidelidade / Gol – Smiles / Avianca – Amigo / Azul – Tudo Azul. Escolha o que for mais vantajoso para você.

Cadastro feito, agora é só lembrar de informar seu número de inscrição quando for realizar o check in ou reservar um voo, para que suas milhas sejam computadas. Você até pode se inscrever em mais de um programa de milhagem, mas é importante ressaltar que o ideal é concentrar suas viagens em uma só empresa aérea, para que você possa juntar milhas suficientes para trocar por novas passagens.

Além de emitir bilhetes aéreos, você pode utilizar as milhas para realizar um upgrade, indo da classe econômica para a executiva, por exemplo. E você pode ainda emitir passagens para terceiros.

Lembrando que cada companhia aérea possui suas próprias regras e a quantidade mínima de milhas necessária para a emissão de bilhetes nacionais e internacionais. Ah, as milhas possuem validade, podendo durar até 5 anos dependendo do programa de milhagem.

Outras maneiras de acumular milhas

Sabe aquela viagem de avião que você fez a um tempinho atrás, ou aquelas compras que você faz e paga no cartão de crédito todo mês, ou então a viagem que você fez pela empresa em que você trabalha? Então, você pode transformar tudo isso em milhas.

Alguns programas permitem acumular milhas de voos já realizados anteriormente a realização do cadastro. Por isso, mais uma vez, cheque atentamente as condições do seu programa, pois há um prazo para a requisição.

A maioria dos cartões de créditos oferecem o benefício da conversão de seus planos de relacionamentos por milhas. Então, já verifica se o seu cartão de crédito possui essa vantagem.

E você pode acumular pontos em seu nome nas viagens pagas pela empresa que você trabalha. Afinal, foi você que utilizou o bilhete.

Além das formas já citadas, você pode acumular milhas adquirindo produtos ou serviços de estabelecimentos parceiros do seu programa de milhagem. Atualmente há parcerias com restaurantes, hotéis, lojas online e postos de combustíveis.

Alianças

Outra maneira de ganhar milhas é voando por companhias aéreas internacionais parceiras do seu programa de milhagem. Por exemplo, a Azul tem parceria com a United Airlines.

A Tam é membro da aliança One World e tem parceria com a Air Berlin, a American Airlines, a British Airways, a Iberia, a Japan Airlines, a Qatar Airways, a Qantas entre outras empresas aéreas.

A Avianca é membro da aliança Star Alliance e tem parceria com a Lufthansa, a Copa Airlines, a Tap Portugal, a United Airlines, a Turkish Airlines, a Swiss, a Air New Zealand, a Air Canada entre outras companhias.

A Gol é parceira da KLM, Delta, Air France, Copa Airlines, Aerolíneas Argentinas, Tap Portugal, Air Canada, Alitalia, Korean Air, Etihad entre outras.


É importante que você conheça bem seu programa de milhagem, para que você possa usufruir ao máximo desse benefício. Fique de olho nas promoções e nas mudanças que os programas passam. Com certeza, vale a pena!

Até a próxima, Mari. *o*

Postado por Mariana Maia

Oi, eu sou a Mariana Maia, autora do blog É Coisa Rápida. Moro em Fortaleza (CE), tenho 20 e alguns anos e sou jornalista. Gosto de viajar e de um monte de banda aí. Todos os meses vou aparecer aqui no Coisas de Blogueiras compartilhando experiências sobre viagens.