A melhor forma para você começar a cuidar bem dos seus cachos é entendendo bem como eles se comportam e como são estruturados, por isso é importante identificar o seu tipo de cabelo. O mais comum é que se use as classificações que foram definidas por Andre Walker. No site NaturalyCurly eles têm um teste bem fácil de se fazer para se tentar definir o seu tipo de fio predominante.
Existem quatro conjuntos de fios, onde suas nomenclaturas vão de 1 a 4, mas cada conjunto é dividido em mais três categorias (A, B e C). Os fios do primeiro conjunto (1) são os cabelos lisos, os do segundo (2) cabelos ondulados, do terceiro (3) cabelos cacheados e os do quarto (4) são os cabelos crespos. As categorias A, B e C identificam os fios por ganharem mais ou menos ondulação.
Cabelos do Tipo 1 – Cabelo liso
Esses são os cabelos de fios lisos, que não possuem ondulações. São cabelos sedosos e pouco ressecados.
Cabelo do Tipo 2 – Cabelo Ondulado
São os tipos de cabelo que começam a ganhar ondulações. Geralmente possuem a raíz mais lisa e começam a ondular a partir do meio do cabelo para as pontas. São ainda cabelos bem sedosos e pouco ressecados, porém menos que os cabelos lisos. Esse tipo de cabelo sofre pela falta de definição e pelo frizz, o que leva muita menina por ai a usar a chapinha ou o secador. Técnicas como amassar o cabelo ou a fitagem não são muito eficazes nesses fios, o sugerido é fazer uso de texturizações para tentar definir mais os cachos.
2A
Cabelos de tipo 2A possuem ondulações muito leves que podem até mesmo não serem percebidas. Geralmente só começam a ter ondulações mais para as pontas do cabelo.
2B
As ondulações tomam mais definições e agora podem ser vistas mais facilmente.
2C
Com as ondas de um cabelo tipo 2C o cabelo se apresenta mais volumoso e sua semelhança com os cabelos cacheados é mais acentuada.
Cabelo Tipo 3 – Cabelo Enrolado
É nesse conjunto de fios que se começa a perceber a presença real de cachos, anteriormente só era possível perceber a existência de ondas. Esses cabelos portanto são mais volumosos e densos, técnicas como a fitagem são perfeitas para dar definição aos cachos. Esses tipos de fio são um pouco mais ressecados nas pontas e oleosos na raíz porque os cachos impedem que o óleo produzido pela raiz do cabelo se transfira para as partes inferiores. Portanto é necessário estar sempre fazendo hidratações e cuidando corretamente desses fios, seja na lavagem, na secagem ou na finalização.
3A
Os cachos começam mesmo a aparecer num cabelo do tipo 3A, porém os cachos ainda são muito abertos e a raiz parece um pouco mais lisa. Ainda são fios fáceis de se alisar com a chapinha e o secador.
3B
Os cachos num cabelo do tipo 3B começam a ficar menores e mais juntinhos um do outro dando mais volume ao conjunto. A aparência de ressecado e a textura mais áspera começam a ser um problema.
3C
Os cachinhos continuam a diminuir em tamanho em um cabelo do tipo 3C. Os cabelos se apresentam ainda mais secos e hidratações se torna obrigação e não necessidade.
Cabelo Tipo 4 – Cabelo crespo
Esse conjunto de fios abrange aqueles cachos que de tão enroladinhos quase desaparecem, os cachos são menores e o cabelo já e naturalmente seco, trazendo a necessidade de muitas hidratações, umectações, etc, tudo que puder trazer de volta para o seu cabelo os nutrientes que ele precisa, o uso de secadores ou chapinhas só prejudica mais os fios e os resseca. Esses cachos caracterizam-se por não perderem sua forma com facilidade, estejam eles secos ou úmidos os fios não perdem sua estrutura cacheada.
4A
Aqui os cachos bem estreitos, e quando esticados ficam em forma de “S”. Além disso é fácil diferencia-lo dos outros porque ele é mais maleável, ele tem mais balanço.
4B
Os cachinho B perdem a forma de “S” e passam a ter um formato em “Z”, de zig zag. Com a perda da hidratação é super importante para quem tem esse tipo de cabelo usar e abusar de óleos.
4C
Já no C os cachinhos perdem toda a definição e quase não é possível identifica-los, o seu uso mais comum é com o black power.
É isso ai galera, pode parecer um pouquinho complicado descobrir o seu tipo de cacho, mas no final é só você observar e entender um pouquinho mais do seu cabelo. E geralmente não temos apenas um tipo de cacho, podemos ter dois ao mesmo tempo, eu por exemplo tenho um mix de 2A e 2B, depende do humor do meu cabelo. E você qual o seu tipo de cachinho? Deixe ai nos comentários, e se rolar alguma dúvida é só deixar nos comentários também! Espero que tenham gostado!