12 de out de 2015

Como cuidar dos cabelos das crianças

Para a alegria das crianças e também das eternas crianças (como eu) hoje é nosso dia! Mamãe, papai, vovó, vovô ou titia, faça algo especial para suas crianças, não só hoje, mas sempre! As tratem com amor e muito carinho, porque elas merecem isso tudo e muito mais! Para comemorar esse dia tão especial, preparei um post sobre os cuidados com os cabelos dos nossos pequenos e pequenas.

Antes de mais nada, é muito importante estimular na criança a valorização do cabelo natural dela! É interessante desde cedo que as crianças já saibam que somos diferentes, temos características que nos fazem únicos e os cabelos fazem parte destas caraterísticas. Todos são lindos, independente de textura! Isso ajuda até depois da infância, a pessoa já cresce aceitando seu tipo de cabelo e valorizando o cabelo do outro através do conhecimento e consciência de que a diversidade é algo natural entre os seres.

Limpeza

A primeira dica é não não lavar os cabelos dos pequenos todos os dias (isso se aplica aos adultos também). O fato é que muitas doenças capilares como caspa ou seborreia se dão devido ao excesso de lavagem dos cabelos. Aqui você pode ler mais sobre o assunto.

Na hora da lavagem, opte por produtos específicos para crianças, e procure xampus de preferência sem sulfatosAplique o xampu somente na raiz, massageando suavemente. Agora condicione, nada de usar xampu e esquecer do condicionador! Se por um lado o xampu deve ser usado somente na raiz, com o condicionador é o contrário, ele deve ser aplicado do cumprimento até as pontas dos cabelos, evitando ao máximo aplicar próximo à raiz pois ele tampa os bulbos capilares, aumentando a possibilidade de caspas e a produção da oleosidade natural dos fios.

Como hidratar

Pode hidratar os cabelos das crianças? Claro que sim! Mas temos que tomar certos cuidados, então volto a falar da importância de usar produtos específicos para criançasOs produtos destinados para elas têm composições leves. Já as maiores de 9 anos em média podem usar produtos que são para adultos, mas que contenham composições livres de derivados de petróleos (como o Yamasterol, por exemplo), ou outros de composições leves também. A hidratação deve ser feita uma vez por semana e em crianças de cabelos cacheados/crespos pode-se fazer umectação com óleos 100 % vegetais (umectação é aplicar o óleo e deixar nos cabelos por no mínimo 1 hora, depois lavar e condicionar normalmente).

Finalização

Depois de condicionados, ou hidratados, é hora de finalizar. Nesse momento a regra de usar produtos infantis ou livres de petrolatos continua valendo! Para a finalização não tem segredo, é ir testando os produtos até descobrir qual se adequa melhor aos cabelos dos pequenos. São muitos cremes de pentear, leave-ins e sprays disponíveis e de ótima qualidade. Outra coisa que eu gostaria de ressaltar na parte da finalização são os cuidados extras nos dias de sol ou quando for a praia, o bom é usar creme com proteção solar e a cada mergulho lavar com água potável e depois reaplicar o creme.

Química

Entendo que muitas mamães acabam usando alisamentos ou tinturas nos cabelos das pequenas e dos pequenos também. Essa é uma questão complexa, muitos alisam e temos que respeitar. Minha opinião em relação ao uso de químicas nos cabelos dos pequenos já foi destacada no início do post, quando citei que é importante valorizar a naturalidade dos fios. Mas não bastando minhas palavras, lembro às mamães que leiam os rótulos dos produtos que indicam qual é a idade permitida para o uso do produto.

Muitos desses produtos são indicados para maiores de 10 ou 14 anos, mas não são raros os casos de mães alisando cabelos de crianças com 5 anos ou menos. Enfatizo ainda que o alisamento em cabelos de crianças não é indicado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em menores de 12 anos! Acontece que os cabelos das crianças são mais frágeis, o couro cabeludo também, e as chances de adquirir alergias são bem maiores, sem contar o ressecamento, queda e tudo mais.


Gostaram do post? Não esqueçam de comentar e aproveite pra me contar quais os cuidados que você tem com os cabelos dos seus pequenos!

Por hoje é só amadas, espero ter sido útil! Beijos e abraços e mais beijos e mais abraços hahaha! *u*



  • Verônica Neves

    Em 12.10.2015

    Arrasando com sempre! E quando se trata de cuidados com cabelos você sempre da um show :* Feliz dia das crianças ;)

    Responder

  • Equipe CDB

    novembro 18th, 2015

    @Verônica Neves, crianças merecem cuidados! Obrigada ♥

    Responder

  • Ohara

    Em 12.10.2015

    Não tenho filhos&mais vamos la!
    Quando eu era pequena eu não suportava o cheiro desses produtos próprios para os pequenos&então desde sedo eu usava os produtos dos adultos mesmo e
    isso nunca estragou meus cabelos. adorei as dicas, muito úteis&beijoooooooooooss!

    Responder

  • Equipe CDB

    novembro 18th, 2015

    @Ohara, sério? Cheiro de produto de criança é tão bom! É sempre cheirinho doce! Beijos!

    Responder