30 de set de 2015

Coisas de Blogueiras: cópia ou inspiração?

Olá, blogosfera! O post de hoje é o segundo post da categoria “Coisas de Blogueiras” e se você ainda não viu o primeiro, clica aqui para conferir um monte de dicas de SEO para o seu blog! O tema do post de hoje é “Cópia ou inspiração?” e, apesar de parecer simples, é um tema bem extenso que divide opiniões e causa burburinho blogosfera à fora. Mas afinal, o que é cópia e o que é inspiração?  ;) Nossos leitores e companheiros de blog deixaram seu parecer sobre o assunto e você também pode deixar o seu ali nos comentários, viu?

cópia ou inspiração

Jéssica Soares

Eu acho que cópia é quando a pessoa copia literalmente o texto da outra ou parte dele! Já vi blog copiando post de blog famoso e até os ganchos de links que a outra colocou ela não tirou! Isso é plágio dos brutos! Já a inspiração é quando você fala do seu jeito sobre um tema que já foi falado, mas do seu jeito, com suas experiências e opiniões! :)

Luana França

Inspiração: fazer a mesma coisa, porém do seu jeito (logo, no fim das contas, não fica a mesma coisa, apenas o mesmo “tema”). Cópia: quando você vê claramente que a pessoa está imitando a outra.

Gabriela Freitas

Então, eu acho que copia é plágio, inspiração não. Na faculdade eu estudei um cara que, resumidamente, diz que nada é original, tudo que fazemos parte de algo que ouvimos/lemos/assistimos, mesmo que inconsciente, temos um repertório no cérebro e quando vamos criar algo, ele é acionado, por isso se você for ler mil autores que escrevem coisas semelhantes, verá que uma frase ou outra também são semelhantes… Isso é a vida, acho bacana, agrega, afinal, sempre está surgindo algo melhor. Mas o limite é esse.
Vira e mexe me mandam mensagem na fanpage falando que escreveram um texto inspirando-se no meu, quando vou ler tem PARTES minhas lá. Não uma frase parecida, ou a essência, mas trechos inteiros com uma ou outra alteração, isso é cópia e fica feião pra pessoa… Agora, também recebo textos nos quais o “gancho” é o mesmo, mas é reformulado pra uma nova visão, do cara que o escreveu, isso eu adoro ♥

Kaccau Carvalho

Inspiração é quando você usa uma referência pra fazer algo que você já faz. Por exemplo: trabalho com aquarela mas amo determinada foto. Uso a foto como inspiração para uma nova ilustração, com meus traços. Se eu olho pra essa foto e tiro uma igual (mesma posição, mesmos objetos ou muito parecidos, mesmos desenhos) então estou fazendo uma cópia.

Talita Korb

Cópia = copiar, fazer igual a ideia de outra pessoa.
Inspiração = pegar a ideia de outra pessoa e fazer algo diferente com essa ideia, mudando cores, mudar formatos, fazendo em estilos diferentes. Eu posso usar um exemplo de um projeto que fiz recentemente. Uma cliente pediu para eu fazer um layout que nem o da niina secrets: colorido em cima, clean mais pra baixo, com ícones nas categorias e um logotipo centralizado. Eu fiz o colorido em cima, mas de uma forma totalmente diferente do da niina. Também joguei o logo pra esquerda, fiz ícones diferentes, menu principal diferente e deixei mais pra baixo clean. Eu usei a ideia geral do layout dela, mas não copiei. Por isso que falo sempre que dá pra se inspirar, pegar ideias de outras pessoas.. mas fazer igual nunca é inspiração!

Marcela Magossi

Há um tempo, os blogs gringos estavam todos seguindo a linha “clean” com pattern de glitter. De repente, alguns blogs brasileiros aderiram ao glitter e se acharam no direito de acusar de cópia todo blog que usasse glitter. Por ver essa situação acabei percebendo que as pessoas muitas vezes confundem inspiração com cópia puramente porque querem sentir como se tivessem criado determinadas coisas. Cópia é quando alguém vai e copia algo que você fez, óbvio, eu sei, mas é basicamente isso. A pessoa pega algo seu e usa fingindo ser da autoria dela. Inspiração é você ver algo e fazer sozinha, com suas próprias habilidades e capacidades, seguindo o seu próprio estilo e colocando sua personalidade naquilo que está criando. E só pra servir de dica: nem sempre o que a gente acha que criou, é algo exclusivamente nosso. Da mesma forma que você teve uma ideia, alguém pode ter tido a mesma, sem necessariamente ter copiado ou se inspirado em você. Então, achar que todo mundo que usa glitter, aquarela, fontes script estão te copiando é ridículo 3_3

Stephanie Cancado

Acho que tem muita distinção entre os dois, mas as pessoas não sabem. Algumas vezes no blog, já recebi comentários falando que minha fotos eram cópia de blogueira fulana ou ciclana (sempre as mais famosas rs). O que as pessoas não percebem é que só porque a pessoa tem um estilo ou faz uma categoria ou um tipo de post (e essa pessoa é mais famosa), não quer dizer que ela inventou aquilo. Cansei de ver blogueira grande “imitando” blogueiras gringas (em looks, categorias, fotos etc). As pessoas precisam saber que no mundo da internet pouca coisa é nova (bem pouca mesmo). A maioria é pura reinvenção/inspiração. Se você se inspira, faz algo parecido etc não é copia. No momento que você faz o post/foto/video, você fazendo tudo, já vai sair diferente. Simplesmente porque você não é igual a outra pessoa. Você nunca consegue produzir nada sem colocar algo de você naquilo. Copia, para mim, é o crime. Quando você faz algo exatamente igual. Usar coisas que não são suas. Merece denúncia, multa e tudo mais que vier. Lembrem, que se apropriar de propriedade intelectual dos outros é crime!


Este assunto é decorrente na blogosfera e acho super necessário ser debatido! Conhecer os limites da cópia e inspiração é preciso, ainda mais no mundo de blogs onde há tanta e tanta gente com as mesmas ideias que, por coincidência, podem fazer um post sobre o mesmo assunto ao mesmo tempo e para alguns configurar como cópia. É uma linha tênue entre os dois e precisamos ser cautelosos. Ninguém gosta de ter seu conteúdo literalmente copiado, né? Espero que tenham gostado do post mas, antes de me despedir, quero fazer uma pergunta:

Na sua opinião, o que é cópia e o que é inspiração? Já passou por alguma situação assim?  Conta pra gente!

Um beijo pra vocês e até o próximo post! Caso queiram, podem deixar sugestões de temas para debate na próxima quinzena! Vamos adorar!  *u*

Postado por Camylla Abreu

Ruiva de farmácia e sonhadora há 20 anos. Dona de uma alma viajante e sonhos prontos para saírem do papel. Gosta de dar pitaco sobre tudo e de falar sobre tudo um pouco - e escolheu o CDB pra isso.


  • Ana Maria

    Em 30.09.2015

    Concordo com as meninas. Escrever sobre um mesmo assunto com o SEU ponto de vista não é copiar.
    Não tem problema usar o mesmo tema, desde que você escreva da sua forma, faça a sua abordagem com o seu jeitinho!
    Beijo!

    http://brigadeirodeamora.blogspot.com.br/

    Responder

  • Ohara

    Em 30.09.2015

    Oi Cah! cópia eu acho que é quando a psoa se apropria do conteudo de outra, de algo de outra, e diz que é da altoria dela! não credita, nem nada!
    Inspiração p/mim é quando a psoa ver algo legal e e faz algo baseado naquilo.
    Amei o post e os depoimentos das ex colaboradoras/leitoras/colaboradoras!
    bjooooos o////

    Responder

  • Ohara

    Em 30.09.2015

    Então se a pessoa postar algo que a psoa gostou, na net, se creditado e dito o altor do post, tudo bem, sem problema&.

    Responder

  • Camila Martins

    Em 30.09.2015

    Como a Stephanie falou, muita gente não sabe distinguir copia de inspiração.
    Hoje em dia já existe de tudo no mundo. Muitas vezes uma blogueira que chega com algo totalmente inovador aqui no Brasil, está se inspirando em algo parecido de alguém de fora. Isso não é cópia!
    Mas aí outra blogueira gosta e se inspira e pronto: tá copiando. Como se a primeira blogueira a se inspirar fosse a dona absoluta daquele estilo de layout, de ilustração, fotografia…
    Acho muito válido as pessoas se inspirarem e fazerem coisas que mesmo parecidas com algo já feito, tenham novos estilos, novas informações… Tem espaço pra todo mundo, gente! E cada pessoa é única, então sempre vai ter algo de único no que está fazendo, se colocar parte de si…

    Responder

  • Juliana Bittar

    Em 30.09.2015

    Ca…
    eu nunca passei por isso, acho que já comentei em algum lugar, mas acho os meus posts no “As Besteiras” muito pessoais, então a pessoa teria q ser bem cara de pau!!
    O que eu acho um pouco chato é quando Váááárias meninas se inspiram na mesma blogueira e aí em todos os blogs que vc entra estão falando sobre o mesmo assunto… não é cópia, mas é tanta gnt inspirada que fica uma blogosfera meio monótona…

    Responder

  • Ohara

    Em 30.09.2015

    Oi Cah! voltei para dar duas sugestões para os 2 proximos posts da categoria.
    O primeiro é sobre responder comentários, falando sobre tipo assim, se o q as psoas acham, com depoimentos, tem que responder todo mundo? responder
    ou não? responder sempre, que pocível é claro: e todo mundo ou responder só as vezes e só alguns comentários?
    O outro é sobre amizade entre blogueiros e leitores, será pocível? ou só entre blogueiros?
    Eu ja tinha deixado esses pitacos la na caixinha da sidebar, so que são muuuuitos, eu acho, q mandam pra la e podem ate demorarem a serem vistos
    Nosssa,,,, q bom q o kc voltou do iatus! adorei o post de “como parar de procrastinar”
    E fiquei c-h-o-c-a-d-a com uma parte de outro post la, q vc falava sobre feminismo, onde o pai da garota falava q era pra ela sair da brindadeira de
    menino e brincar de coisa de menina, pode isso em pleno 2015 e ceculo 21? ç.ç

    Responder

  • Barbara

    Em 30.09.2015

    Gostei muito do post! E a Stephanie Cancado você fez um texto realmente inspirador!

    Responder