25 de fev de 2015

A importância da leitura

Pessoal, meu nome é Carla Vieira e partir de hoje postarei aqui no blog na categoria comportamento! E sintam-se a vontade para deixar sugestões de posts nos comentários e no “Dê o seu pitaco!” ali na sidebar!

Pode até parecer clichê dizer o quanto a leitura é essencial e maravilhosa ( *u* ), mas decidi escrever esse post, pois, em meio a tantas opções de entretenimento como: internet, televisão e celular, a leitura acaba ficando como última opção quando se trata de sair do tédio.
Livros

Os problemas no Brasil

Quando se trata de leitura, o Brasil não é um bom exemplo. Enquanto os brasileiros leem 5 livros por ano, os finlandeses leem 21, e essa falta do hábito da leitura causa um forte impacto na interpretação de texto. Para você ter uma noção, quase metade do país é composta por analfabetos funcionais, pessoas que apesar de saberem ler, não sabem interpretar, daí a importância de incentivar a leitura.

Os benefícios da leitura

Bem, vocês já sabem que a leitura é importante e tem diversos benefícios, mas irei listar abaixo os principais.

Diminui o stress: Quando você lê uma boa história, todos o seus problemas desaparecem. Um bom livro é capaz de te levar para outros mundos, te tirar um pouco da realidade e aliviar a tensão do dia a dia.

Expande o vocabulário: Isso é fato! Enquanto você lê, entra em contato com palavras desconhecidas, e aos poucos acaba utilizando essas palavras no seu dia a dia. Conseguir expressar suas ideias com clareza é um ponto muito positivo para sua vida social e profissional.

Pode ser de graça: Você não precisa gastar dinheiro com livros, vá à biblioteca mais próxima ou a um sebo. E-books também são boas alternativas.

Você ganha experiência: Acho que essa é a minha parte favorita. Durante uma leitura você pode viver muitas vidas, outras experiências e aprender com cada uma delas. Além de conhecer vários lugares, sentado no sofá da sua casa.
IMG_1052

Dicas para criar o hábito da leitura

No entanto, não se adquire o hábito da leitura de um dia pro outro. Ler não é uma tarefa impossível, e nem deveria ser, pelo contrário, deve ser prazerosa e não deve ser encarada como obrigação, porém necessita de muita força de vontade. Se você ainda não tem o hábito de ler, pode deixar que eu te ajudo!

Procure ler sobre temas que você goste: leia temas que chamem a sua atenção. Esse é o passo inicial para que você desenvolva o hábito da leitura. Existem milhares de opções: romance, fantasia, drama, aventura, autoajuda e muitos outros. Ler é um mundo para todos os gostos e com certeza terá alguma história, que irá alimentar sua curiosidade.

Visite uma biblioteca ou livraria: dentro de uma livraria, você entra no “clima”, não há nada que possa te distrair, existem somente você, o livro e o silêncio. Além disso, você pode ir em bibliotecas municipais, lá você pode pegar livros emprestados, ou seja, não precisa gastar dinheiro para cultivar seu hábito!

Converse/pesquise sobre livros: acho super válido pesquisar resenhas de livros que você deseja comprar ou pedir sugestões a amigos, familiares e até professores sobre livros que prenderão você na leitura. Além disso, procure conversar sobre algum livro que você leu com um amigo.

Tenha sempre um livro em mãos: sempre acontece de você estar em algum lugar sem fazer nada, e para sair do tédio você pode aproveitar e avançar na leitura de um livro, seja na fila do banco ou no metrô. E prefira livros pequenos, fáceis de carregar, pode ser um conto, uma poesia ou uma crônica.

Crie metas ou participe de desafios literários: todo ano eu crio uma meta de leitura. Em 2015, decidi ler 50 livros e você pode fazer o mesmo, claro que não precisa ser exatamente 50 haha Pesquisando por aí, você encontra desafios super legais que você pode participar e ainda usar a ideia para descobrir novos autores, sem nenhuma pressão, isso dá uma forcinha a mais!

“Somente a leitura é capaz de proporcionar essa saída do nosso mundo, além de ser uma forma de adquirir conhecimento. Ler é a melhor forma de construir um cidadão com opiniões bem formadas e ciente do mundo que o cerca. Ler é viver outras vidas além da sua, é transpor-se, é transbordar-se de palavras e, ainda assim, achar pouco.” Amanda Lemos

Espero que tenham gostado do post e que eu tenha conseguido te convencer a ler. Ao longo do tempo, você vai perceber que quando a leitura é prazerosa e envolvente, a gente nem se importa se o livro tiver mil páginas.

Postado por Carla Vieira

Uma paulista baixinha de 17 anos, ansiosa e determinada, que sonha alto demais. Sou uma rata de biblioteca, sinto a necessidade de viver outras histórias e poder entrar em um mundo que não é meu. Também amo escrever. Aqui no blog, irei mostrar a vocês a minha visão de mundo! Se quiser me acompanhe também pelo meu blog pessoal.


  • Camila

    Em 25.02.2015

    Eu aaaaamo ler… Infelizmente tenho lido bem menos do que gostaria, por causa dos livros da faculdade :/
    Adorei o post, principalmente pela foto do desafio literário, que me lembrou de procurar essa lista. Agora encontrei e já aderi! hauahauha

    Responder

  • Carla Vieira

    fevereiro 25th, 2015

    @Camila, entendo você Camila 🙁 estou assim devido aos livros do vestibular.
    EBA! Fico feliz que gostou, e estou aos poucos completando a listinha hehe
    Beijos

    Responder

  • Virgínia Gaya

    Em 25.02.2015

    Acho que devemos sempre incentivar a leitura!! Aqui em casa foi assim desde que nascemos! Meu pai sempre teve uma “biblioteca” e lia muito, nosso passeio preferido, quando crianças, era ir nas banquinhas de revistas e comprar muitos gibis! Uma livraria era parque de diversões! E isso ainda é uma delícia para mim!

    Tentei criar esse fascínio pelo mundo dos livros na minha afilhada, e acho que funcionou muito bem! Ela era apaixonada por gibis e agora está com os livros!

    Hoje é muito fácil se distrair com a internet, mas nada como um bom livro para nos entreter de maneira fantástica!!

    Adorei o post!

    Bjs

    Responder

  • Carla Vieira

    fevereiro 25th, 2015

    @Virgínia Gaya, isso é maravilhoso! Eu sempre tive o incentivo dos meus pais também, e posso dizer que fez a diferença. Até hoje me sinto realizada numa livraria, passo horas lá dentro, já cheguei a quase terminar um livro auhsuhau

    Sim, eu creio que um bom livro não pode e nem deve ser substituído!

    Beijos e fico feliz que adorou <3

    Responder

  • Mônica Dobbert

    Em 25.02.2015

    Meninas, esse blog tá bom demais e Carla, post excelente. Eu comecei a gostar de leitura com Harry Potter e hoje leio de quase tudo, muitas vezes me perco na internet ou em outras coisas, admito, mas ler sempre será o melhor dos lazeres.

    Responder

  • Carla Vieira

    fevereiro 25th, 2015

    @Mônica Dobbert, eita, que linda você! É muito bom que vocês estejam gostando dos posts, estamos investindo muito tempo, carinho e dedicação para fazer posts de qualidade para vocês!
    Acho que Harry Potter foi o principal incentivador de todos nós!
    <3
    Beijos

    Responder

  • Renata Carvalho

    Em 25.02.2015

    Quando eu era criança eu não gostava nem um pouco de ler. Mas daí, aos 11 anos, fui apresentada aos livros da série Harry Potter pelos meus pais, e a partir daí não teve mais quem me segurasse, hahaha, devorei toda a série repetidas vezes, depois passei para a série Crepúsculo, e depois disso todos os milhares de livros que me eram recomendados por blogs de resenhas de livros. Meus pais já até me falaram brincando “Calma Renata” quando eu falava que lia de dois a três livros por semana na minha época de maior vício.
    Ler é maravilhoso, não sei como as pessoas podem não gostar disso.

    É como você falou, comece lendo sobre temas que você goste. Havia livros chatos que meus professores me obrigavam a ler e eu não gostava. Mas depois que comecei a ler algo que eu gostava, como Harry Potter, foi o que me motivou a ler mais e mais.
    Adorei a texto, parabéns! 😀

    Beijos,
    Livro de Memórias

    Responder

  • Carla Vieira

    fevereiro 25th, 2015

    Nossa, @Renata Carvalho!! HP também me incentivou a ler mais e milhares de livros me despertaram o vício, como a saga de Percy Jackson e os livros da minha diva Meg Cabot <3 Meu pai me chama de rata de biblioteca e pede para eu ir com calma também, mas não dá, eu sinto uma necessidade de viver outras histórias, ler é FANTÁSTICO!

    Exato, cada um lê o que gosta, pode ser um mangá ou um livro de 500 páginas!

    Obrigada pelo carinho!
    Beijos

    Responder

  • Melissa Onuma

    Em 25.02.2015

    Ótimo texto de iniciativa.
    A leitura com certeza é algo mágico, nos dando diversos benefícios.
    Eu comecei a ler mesmo aos 10 anos, como forma de fugir do mundo. Me trancafiei na biblioteca da escola todos os recreios, parecia algo meio isolado mas eu me senti bem naquele meu mundo. Me fez ver além dos horizontes.
    Infelizmente não tenho ninguém por perto com que possa compartilhar minhas leituras, por isso vim para o blogesfera. 🙂

    Beijo.

    Responder

  • Carla Vieira

    fevereiro 25th, 2015

    @Melissa Onuma, obrigada!
    Essa é uma sensação que só a leitura é capaz de nos dar, sair do nosso mundo, viajar, pode ser até solitário, mas em meio a tantos personagens e histórias a gente nunca se sente sozinho.
    Pode contar comigo para conversar e compartilhar dicas de leitura viu?

    Beijo

    Responder

  • Nayara Luiza

    Em 25.02.2015

    Carlinha, adorei o post *-*

    Desde novinha sou apaixonada por livros. Comecei com revistas em quadrinho, Witch, Turma da Mônica. Depois passei para Harry Potter, Percy Jackson, etc. Hoje leio de tudo, desde Bukowski até John Green. A leitura é um hábito, que nunca teve é difícil de começar mas não é impossível, basta fazer como você disse, ler algo que goste. Não adianta ficar se forçando a ler um livro que você não está entendendo nada, já deixei vários livros de lado para abrir espaço para outros que eu gostei.

    Beijo!

    http://www.chadas22.com

    Responder

  • Carla Vieira

    fevereiro 25th, 2015

    @Nayara Luiza, obrigada sua fofa!
    Isso mesmo, é um hábito que precisa ser cultivado, pode ser difícil se você nunca teve interesse, mas, como você disse, não é nada impossível e podemos garantir que vale muito a pena!
    E é isso mesmo, a gente tem que ler o que gosta, apesar que em algumas fases da vida temos que ler algo por obrigação 🙁

    Beijos

    Responder

  • Juliana

    Em 25.02.2015

    Oi Carla!!

    Fiquei feliz que eu estou acima da média da finlandia!!!! Pelo menos ano passado, esse 2015 estou fraca…
    É super importante falar e incentivar a leitura aqui no Brasil, o povo coloca na cabeça que não gosta de ler, mas só não leu algo interessante, só as leituras obrigatórias da escola… Que nem sempre é divertido…

    Bjinhos
    JuJu

    Responder

  • Carla Vieira

    fevereiro 26th, 2015

    Oii @Juliana!
    Parabéns hehe eu também estou acima da média e esse ano quero alcançar 50 livros :O

    Por isso escrevi esse post, as pessoas tem em mente quer é chato por causa da escola. Eu acredito que o correto seria dar à criança a oportunidade de ler algo que goste, de encontrar o seu gênero literário favorito ♡

    Beijinhos

    Responder

  • Bubs

    Em 25.02.2015

    Carlota, adorei o seu post!
    Realmente ler muda uma vida por completo e temos que divulgar incansavelmente o valor da leitura!
    Eu comecei a ler com quatro anos e, até hoje, não consigo passar um dia inteiro sem ler, pelos menos, um parágrafo de qualquer livro.
    Espero que eu aprenda a ler livros românticos agora… :3
    Beijos açucarados <3

    Responder

  • Carla Vieira

    fevereiro 26th, 2015

    @Bubs, você por aqui <3
    Temos mesmo, vamos mostrar esse mundo maravilhoso e encantador para todos!!
    Se quiser, tenho vários romances para indicar!

    Beijos

    Responder

  • Layra

    Em 25.02.2015

    Ler é o melhor dos hobbies!! Amo ler e amei o post! Eu já aderi a lista do desafio literário, posta pra gente depois os que você cumpriu assim temos mais indicações de livros para ler!

    Responder

  • Carla Vieira

    fevereiro 27th, 2015

    @Layra! Eba, fico feliz que gostou. Pode, deixar, vou ver se posto o andamento da minha listinha que já está bem cheinha hehe
    Beijos

    Responder

  • Laurinha

    Em 25.02.2015

    Passei um bom tempo da minha vida achando livros coisa de gente chata. Mas como aquela boa frase clichê exemplifica: a vida ensina. Ensina a vivê-la e a mudar os hábitos.
    Hoje não me vejo sem leitura. Foi com ela que aprendi a escrever melhor, a pensar melhor e a me encantar com esse mundo virtual. Foi a leitura que me fez enxergar que ter um blog era preciso pra complementar a minha vida!

    beijos

    Responder

  • Carla Vieira

    março 9th, 2015

    @Laurinha, você por aqui de novo <3
    A vida ensina mesmo haha nem sempre do jeito que imaginamos, mas ensina!
    Eu me sinto assim também, a leitura representa uma parte muito boa da minha vida e acredito que a Carla não seria a Carla se não lesse tanto.
    Eu amo blogar com todo o meu coração, escrever aqui e poder interagir com vocês, leitores lindos, é maravilhoso.

    Beijos

    Responder

  • Larissa Queiroz

    Em 25.02.2015

    Oi Carla!Amei o seu post,Eu também amo ler!Só que infelizmente no momento estou meio enferrujada na leitura,por falta de livros que me motivem a ler,sinto muita falta de sair dessa rotina que nós vivemos,e só consigo sair dela lendo!Ler é maravilhoso!Não vejo a hora de encontrar um livro que me encante!Eu gosto bastante de histórias bem humoradas,romances,literatura Juvenil!Você tem alguma sugestão de livro pra mim?Beijos!

    Responder

  • Carla Vieira

    março 15th, 2015

    @Larissa Queiroz, fico muito feliz que gostou 🙂
    Isso acontece mesmo com os melhores leitores, o jeito é tentar achar um livro que prenda sua atenção. Ler é realmente maravilhoso haha
    Tenho MUITAS sugestões, dos livros que li esse ano os meus favoritos foram: Mentirosos (super indico), Simplesmente Acontece (um romance que te prende do começo ao fim), Amy e Matthew e o meu favoritinho: Um mais um da Jojo Moyes <3

    beijos

    Responder

  • Iandara

    Em 25.02.2015

    Eu amo ler! Acho que não há nada melhor do que isso! kkkk (claro, tirando dormir e comer.. talvez!)
    A leitura te leva pra outros horizontes! Dá pra viajar tranquilamente, sem sair do sofá..
    Ainda não fiz nenhum desafio literário pra esse ano, mas vou pesquisar sobre isso já!

    Responder

  • Carla Vieira

    março 17th, 2015

    @Iandara, também acho que não, mas a leitura fica melhor acompanhada de um boa xícara de café ou chá haha
    Pesquise sim, tem vários desafios legais rolando por aí, pra te ajudar leia esse post do meu blog pessoal que tem vários desafios: Desafios Literários 2015 – Blog da Carla Vieira

    Beijos

    Responder

  • Lary Zorzenone

    Em 25.02.2015

    Oi Carla
    A leitura faz parte de minha vida desde criança e me sinto muito bem com isso. Não imagino minha vida sem meus queridos amigos de papel e tinta. Infelizmente, nem todos entendem essa minha paixão e nem todos estão dispostos a se entregar a algo tão gostoso. Sempre que posso, incentivo as pessoas a lerem, presenteio com livros e busco sempre dar indicações bacanas. Consegui com que minha irmã virasse leitora e isso é incrível.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    Responder

  • Carla Vieira

    março 26th, 2015

    Oi @Lary Zorzenone. Isso é maravilhosos!!
    Eu também não consigo imaginar, meu pai não se conforma com o tanto que é leio, apesar de ele ter me incentivado desde criança acha que às vezes eu exagero rsrs

    Eu também, sempre teno mostrar como é maravilhoso fugir do nosso mundinho! Isso é realmente incrível <3

    Beijos

    Responder

  • Ohara

    Em 25.02.2015

    Oi ca! Muito legal esse post.
    Eu ja vi varios livros q me intereçaram, rezenhados na net ”
    Gosto de ler muito poesias, contos e coisas do tipo, comecei a gostar graças a blogs espalhados na net e atraves disso tambem aprendi a gostar d
    escrever rs. Se o livro me intereçar, leio ate gibi haha, ta, ja tenho uns 24 anos mai e dai?
    Eu tb ligo mais pra musica pra acabar com o tédio, isso é fato haha. E tb tem q a ver insentivo ne./* bjs!

    Responder

  • Carla Vieira

    junho 26th, 2015

    @Ohara, obrigada!
    Os blogs ajudam muito <3 isso de idade é besteira, você tem que ler o que gosta né?
    <3 bjs

    Responder

  • Ohara

    Em 25.02.2015

    Pura besteira, ca, rsrs:
    Só vortei pra avisar que amei a resenha do livro que vc fez la no seu blog: a lista: Cecelia aern: haha
    bjs!

    Responder

  • Ohara

    Em 25.02.2015

    E pretendo lê-lo::

    Responder

  • Retrospectiva CDB: Os posts mais vistos de 2015 – Coisas de Blogueiras – Coisas de Blogueiras

    Em 25.02.2015

    […] Comportamento: A importância da leitura […]