17 de out de 2015

Dicas de organização para maratonas literárias e metas anuais

É bem verdade que hoje em dia o tempo de todo mundo anda meio curto. E nessa falta de tempo para atividades de lazer e descanso, a leitura acaba sendo a última opção de muita gente. Porém, há é claro, leitores assíduos que não abrem mão de uma boa meta de leitura anual e/ou de participar de diversas maratonas.

Nesse post eu pretendo trazer à esses leitores algumas dicas para conseguir ler mais em menos tempo. E é claro, também a retirar o máximo de aprendizado e prazer nisso!

Reprodução Internet

1) Aproveitar pequenas pausas

Essa é a primeira e uma das melhores dicas: Ter um livro sempre a mão! Aproveite a viagem até o trabalho ou então até a escola, se você vai de ônibus ou metrô isso será bem fácil. Se você é daqueles que consegue ler e ouvir uma boa música ao mesmo tempo será ainda melhor! Porém essa parte não é aplicável para aqueles que vão a pé ou de carro (viagem mais curta). Mas calma aí que eu também tenho uma dica pra vocês :)

Sabe aqueles minutinhos antes de bater o ponto no trabalho? Ou aqueles minutinhos que sobram depois almoço ou até mesmo um horário de café no meio do expediente. Aproveite-os para adiantar um capítulo ou dois, algumas páginas já são um grande progresso quando se trata de manter o foco e instigar a curiosidade para quando chegar em casa!

2) Estabelecer um objetivo – e quando alcança-lo, orgulhar-se dele!

Metas são necessárias em todos os estágios da nossa vida. Seja no profissional ou no pessoal, sem metas e objetivos nossa vida é apenas uma rotina interminável de dias iguais e sem graça. Porém o mais importante é não querer dar um passo maior do que a perna! Se o objetivo for algo mirabolante ou praticamente impossível de se concretizar, as chances de uma grande decepção são muito grandes. Estabeleça algo que esteja ao seu alcance. Vá devagarinho. Escolha algo que seja ao mesmo tempo viável e desafiador. Algo que te inspire, porém que não te canse a ponto de querer abandonar tudo e sair correndo ;)

Mas o mais importante mesmo é não desanimar! Manter o foco e seguir sua intuição é o que vai te fazer seguir em frente e no fim se sentir realizado.

3) Escolher leituras diferentes, mas que ainda te agradem ou instiguem de alguma forma

Não tem nada mais chato do que ler por obrigação! Essa é a primeira coisa que se deve ter em mente na hora de escolher os livros para uma maratona ou uma lista anual. Ler deve ser prazeroso e trazer aprendizado de alguma forma, ou então ao menos fornecer momentos de prazer ao leitor. É claro que também é bom sair da zona de conforto e se arriscar em algo que você jamais pensou antes (como os que detestam determinado gênero por exemplo, mas decidem que é hora de dar uma chance), porém não se deve jamais estabelecer isso como regra. Pois isso pode se tornar chato, cansativo e até mesmo estressante (digo isso por experiência própria!). Se você quer ler mais e ao mesmo tempo não quer perder conteúdo, escolha livros dos quais você tenha real interesse pois sua concentração irá duplicar.


E bem, é isso gente! Espero que vocês tenham curtido as dicas e possam aproveita-las para melhorar ainda mais seus momentos de leitura. Comentem aí o que acharam :)

Abraços e até o próximo post!



  • Paty

    Em 17.10.2015

    Eu sempre tenho um livro na bolsa e um e-book no celular, hahahahaha. Vou para o trabalho utilizando o transporte público, então aproveito o trajeto para colocar a leitura em dia… Na hora do almoço, se estiver em um dia tranquilo, aproveito o sofá da recepção e leio mais um pouquinho também.

    O e-book do celular é precaução, na verdade, hahahahaha, quase nunca leio (pra não forçar a vista, sabe?), mas se estiver em algum lugar (fila no banco, ou algo do tipo) e estiver sem o meu livro, aproveito leio um pouquinho no cel mesmo. Tentei andar com um áudio book, mas não me acostumei, achei muito bizarro haahahahahahahaha.

    Responder

  • Ana Carolina Lopes

    outubro 28th, 2015

    @Paty, Nossa adorei a ideia do audio-book kkk Tipo, eu nunca tentei, então acho que é uma experiência a se cogitar kkk Quanto a e-books… Não é exatamente a minha praia, mas vez ou outra eu leio algo nesse formato 🙂
    Adorei seu comentário Paty, valeu por passar por aqui e deixar seu recadinho 🙂
    Bjus

    Responder

  • Ana Maria

    Em 17.10.2015

    Eu gostaria muito de carregar os livros que estou lendo comigo, pois trabalho em outra cidade e meu horário de almoço é vago, só que quando é um livro um pouco maior, pesa muito na bolsa e nem sempre tem ebook fácil pra baixar e deixar no celular 🙁
    Mas quando for um livro menor, vou tentar levar e aproveitar esses momentos de pausa
    Adorei suas dicas e vou tentar por em prática, preciso melhorar meus hábitos de leitura
    Beijo!

    http://brigadeirodeamora.blogspot.com.br/

    Responder

  • Ana Carolina Lopes

    outubro 28th, 2015

    @Ana Maria, Olá, tudo bem Ana? Pois é, eu também acho um pouco mais complicado quando se trata de um livro grande. Sofri bastante pra carregar Sob a Redoma comigo para o trabalho, afinal são 900 pág. kkk Mas valeu a pena! Foi lá que eu consegui engatar a 5ª marcha e finalizar a leitura 🙂
    Te desejo muita sorte e boas leituras!!!
    Bjus

    Responder