03 de jul de 2015

Você conhece Alice?

Para quem não sabe, o famosíssimo livro do Lewis Carroll fará aniversário amanhã! Não é qualquer aniversário, mas é o seus 150 anos!

Comemoraremos tomando chás e jogando cartas, mas porque não assistir ou ler alguma das diversas versões da mesma história? Hoje, eu vou indicar para vocês as diversas adaptações que já tivemos da Alice e o país mais maluco que já existiu. Lembrando que indicarei versões diferentes das da Disney, porque todo mundo já conhece, né? 😉

Para quem não conhece: Alice’s Adventures in Wonderland

Oficialmente, um livro de criança e tem milhões de versões diferentes e lindas! O inglês é antigo, mas para os leitores experientes não vejo lá muitos motivos para terem dificuldades. Se você gosta desse mundo, porque não conhecer o original? Se conseguirem, leiam uma versão comentada do livro, porque tem muitas das analogias e piadas não são da nossa cultura nem do nosso tempo, que eu só vim a entender lendo uma versão que me explicasse elas.

 

Para os curiosos: The Story of Alice: Lewis Carroll and the Secret History of Wonderland

Esse livro conta a história por trás da história. Nele, vemos como o quieto acadêmico Charles Dodgson se tornou o aclamado Lewis Carroll, além de conhecermos a Alice Liddell e como o alter ego dela se tornou um livro aclamado. O livro ainda não tem versão em português (Alô, editoras!), mas para quem tiver curiosidade, o livro é bem completo.

 

 

Para os apaixonados: Once Upon a Time in Wonderland
 Para quem não conhece, Once Upon a Time é uma série ainda em andamento, contando como personagens de contos de fadas vieram parar no nosso mundo em uma cidade chamada Storybrooke e sem a menor ideia de quem realmente são. A série já teve personagens de diversos universos fictícios, como Oz e Arandelle (Frozen ♥), mas Wonderland em especial ganhou uma série para si. Nele acompanhamos como Alice se apaixonou por um gênio e sua luta para resgate-lo da Rainha vermelha e do Jafar (sim, o mesmo do Aladdin). A série é linda e possui 13 episódios (e está no Netflix ♥)

 

Para todas as idades: Alice in Wonderland (1985)
Essa adaptação foi o primeiro filme e o mais completo que eu já vi. Ele é antiguinho, mas muito bem feito para a época. O filme possui duas partes e eu já vi vendendo bem baratinho por aí (sabe aqueles DVDs de 10 reais? Então, já vi desses). Detalhes, as filmagens ocorreram em apenas 55 dias e ele foi passado na TV como um especial de final de ano que agradasse a família toda. Além da atriz principal ser a mesma que empresta a voz à Wendy no filme do Peter Pan ♥

 

 

Para os amantes de cinema: Alice in Wonderland (1999)
 Esse filme possui, no elenco, Ben Kingsley, Whoopi Goldberg (como o Gato de Cheshire!!!), Christopher Lloyd e muitos outros atores famosos. Ele ganhou 4 Emmys e efeitos especiais de filmes antigos. O filme é lindo e teve uma versão de aniversário relançada em 2010. Nele vemos partes dos dois livros da Alice misturadas com muitas magia e muitas lições adaptadas para a nossa cultura.

 

Espero que tenham gostado das indicações! Eu sou suspeita para falar isso, mas Alice é um dos meus livros favoritos e espero que essa história encante vocês tanto quanto me encanta até hoje.

Beijos!

Postado por Stephanie Cancado

Engenheira, viajante, leitora compulsiva, sonhadora, amante de fotografia e dona do Avec Snow. Possui uma lista de livros para serem lidos que nunca vai acabar e acredita que nenhum lugar do mundo é longe demais para se visitar. No fim das contas, é apenas uma garota com uma câmera e uma mochila cheia de livros.


  • Kaline

    Em 03.07.2015

    Amei essa postagem, aliás seu blog é um amor!!! Parabénss!! Bjsss

    Responder

  • Thayna Pasquariello

    Em 03.07.2015

    Que post mais lindo *-* Não sabia que já fazia tando tempo dessa história linda.

    Pretendo comprar os livros da Alice com diversas adaptações e esses que você indicou já estão na minha lista. Eu já assisto a série Once Upon a Time e já quero assistir essa também. <3

    Beijos da Thay :*

    Responder