29 de Maio de 2015

5 dicas para fotografar looks

Oi pessoal! Esse é o meu primeiro post aqui no CDB e estou muito feliz por fazer parte dessa equipe linda! Eu sou a Maria Ienke, fotógrafa e blogueira no Novas Alices. Aposto que muitas de vocês também são blogueiras e postam looks do dia, certo? Mas nem sempre sabemos qual o melhor jeito de fotografar e acabamos descartando as imagens porque não saímos como gostaríamos na foto! Hoje vou dar algumas dicas para melhorar suas fotos de looks, usando truques bem simples!

1. Saiba aproveitar a luz disponível

Fotografia é luz! Por isso, a primeira coisa que se deve observar antes de fazer uma foto é a luz que está disponível para você. Prefira horários como a manhã ou o entardecer, onde a luz está mais suave. O Sol do meio-dia vai criar sombras indesejáveis e te fazer fechar os olhos, então evite esse horário, principalmente se você não possui flash. Abuse da luz de janelas e cortinas brancas, que funcionam como um grande difusor!

2. Escolha um local adequado

Mesmo que o fundo fique desfocado é preciso tomar cuidado com certos lugares, pois podem aparecer objetos que vão tirar a atenção do assunto principal, que é você. Antes de fotografar, olhe em volta e veja se não há nada com cores muito fortes, outras pessoas, postes, fios de luz muito visíveis, ou objetos “feios” como um cesto de lixo, por exemplo. Quanto mais limpo o ambiente, melhor, por isso locais com área verde são sempre mas garantidos! Locais urbanos, como ruas, muros com grafite, são legais, mas tome alguns cuidados. Os elementos precisam compor a foto, acrescentar, e não desviar a atenção ou poluir a foto!

3. Ângulo

Ta aí uma coisa que eu sempre vejo em fotos de looks: fotos tiradas de cima. Esse tipo de foto cria a ilusão de que a pessoa está mais magra e é o maior mito na fotografia! Evite esse tipo de ângulo, pois ele costuma deixar a pessoa achatada e com a cabeça desproporcional em relação ao corpo. Se alguém for fazer a foto para você, se afaste e peça que a pessoa faça a foto na altura dos olhos. Outra dica é pegar um ângulo levemente de baixo para cima, que não vai te deixar maior, pelo contrário, vai alongar a silhueta. Você não deve se preocupar em ficar gorda ou magra, se preocupe em deixar a imagem mais real possível, sem gerar distorções. Apenas mostre quem você é, da maneira real, como se a pessoa estivesse de frente para você!

4. Pense nas poses e na composição das fotos

Como a ideia é mostrar o look, não precisa criar poses tão diferentes. Antes de fazer as fotos, já pense no que você precisa e como vai fazer. Vou te ajudar, anota aí: seja objetiva e pense em dez imagens: uma foto de close, três fotos de detalhes dos acessórios, uma foto de costas, uma foto de lado, três fotos de frente e uma foto diferente das demais. Enfatize o que você tem de melhor e esconda coisas que te incomodam, como aquela gordurinha no braço ou no queixo, mas só se isso incomodar você, tá? Sempre tem uma pose que vai te agradar mais, treine na frente do espelho!

5. Seja espontânea e criativa!

Parece óbvio, mas nem sempre fazemos isso. Se você fizer um sorriso forçado ou usar um look que não tem nada a ver com seu estilo, mesmo com todas as dicas acima, vai parecer artificial. Faça algumas fotos criativas, quebrando as regras que eu disse acima, é sério! Faça as fotos tradicionais, mas também invente coisas novas, diferentes e fora do padrão, para que seu post não fique cansativo para quem estiver admirando o seu look (pode ser um plano maior, uma foto do local onde você está, ou qualquer outra coisa, só para descontrair). Seja você mesma e mostre sua personalidade através das fotos, se solte e sorria muito! 🙂

Espero que essas dicas possam ajudar vocês, e se vocês tiverem alguma dúvida ou sugestão de post sobre fotografia, deixem nos comentários, que vou adorar saber a opinião de vocês!



  • Wanila

    Em 29.05.2015

    Adorei as dicas! Ando pensando em fotografar alguns looks e vou usar todas essas pra me inspirar. 🙂

    Responder

  • Iandara

    Em 29.05.2015

    Amei as dicas!
    Ótimos exemplos! Vou usar, com certeza! ♥

    Responder

  • #Maio – 8 links para ler

    Em 29.05.2015

    […] 7- Fazer fotos bonitas para o “Look do Dia” faz toda diferença na hora de postar no blog. Seja nas roupas, uma boa iluminação, escolha de um local bacana para fotografar, composição e ângulo são dicas essenciais e que você não pode esquecer na hora em que estiver fotografando. No blog Coisas de Blogueiras têm 5 dicas para fotografar looks! […]

  • Melissa Marinho

    Em 29.05.2015

    Eu amei o post!
    Com certeza vai ajudar muita gente que fotografa look pros seus blogs. Dicas assim são sempre bem-vindas e fazer fotos divertidas para compor o look é essencial, dá um ar de naturalidade.
    Arrasou com o primeiro post Maria, até compartilhei ele lá no blog na categoria onde eu divulgo os links que eu mais curti no mês. Tô ansiosa pra ver os seus outros posts.
    Um super beijo!

    http://www.viajantedosonhos.com

    Responder

  • Lidiane

    Em 29.05.2015

    Olá me chamo Lidiane Castro e também sou fotografa! Eu recebi um convite para fazer parceria com uma blogueira aqui da minha cidade, porém nunca fiz nenhum deste tipo de trabalho e não sei como funciona este tipo de parceria, se puder me dar umas dicas e informações de como geralmente são feitas eu agradeço muitoooooo!

    Responder

  • Retrospectiva CDB: Os posts mais vistos de 2015 – Coisas de Blogueiras – Coisas de Blogueiras

    Em 29.05.2015

    […] Fotografia: 5 dicas para fotografar looks […]

  • Rozeni Santos

    Em 29.05.2015

    Olá Maria Ienke, estou começando com um blog agora e adorei suas dicas super válidas. Tenho duvida na resolução das fotos, para ficar neste tamanho. Você poderia me dar umas dicas. Beijoss

    Responder