15 de out de 2015

Como ter dinheiro até o fim do mês

Quem nunca passou por aquela trágica situação “tá sobrando mês no fim do meu dinheiro”, não sabe o que é sofrência! Eu passei diversas vezes por isso por não saber me organizar financeiramente, e hoje tudo que eu queria é que alguém tivesse me ensinado antes. Mas como eu aprendi sofrendo e não quero que vocês passem pelo mesmo, trouxe para vocês o que me ajudou a resolver meu problema. Espero que façam bom proveiro de cada diquinha ♥
dinheiro - controle de finanças - economizar

 1) Tenha um “dia do orçamento”

O que seria esse dia Adri? Simples: Escolha um dia no mês para organizar a sua vida financeira. Monte uma planilha (veja aqui) com despesas fixas, dívidas, pagamentos, gastos eventuais. Insira também tudo que você recebe, tais como salário, recebimentos extras, etc. Monte seu orçamento mensal, adequando os gastos ao que se ganha. O ideal é que sempre haja sobra de pelo menos 10%.

2) Evite parcelar

É viável quando se precisa de algo que custa mais do que ganhamos e precisamos urgente, mas fora isso coisas banais (como roupas e calçados) não devem ser parcelados. O melhor é comprar à vista sempre!

3) Crie objetivos

Por exemplo: Se você quer comprar um carro em 2 anos, programe seu orçamento mensal de forma que você guarde o tanto que precisa divido em 24 parcelas, considere que seja uma divida que na melhor das hipóteses será resgatada em valor integral depois.

4) Separe seu dinheiro disponível por semana

Essa dica eu já dei aqui (aliás essa e muitas outras!). É fundamental que você aprenda a separar o que restou depois do pagamento das contas fixas, para que assim você saiba lidar com o seu dinheiro de uma forma que ele em fim sobre até o final do mês. E pra isso eu trouxe uma planilha bem legal que vocês podem usar a vontade. Tá logo abaixo!
20151007_134401
O planner acima é bem simples e de fácil manuseio, eu imprimo e costumo colar na minha agendinha (a que eu carrego na bolsa) e preencher com caneta mesmo. Consiste naquilo que já falei antes sobre separar o que restou em quantidades exatas a serem gastas por semana.

Baixar tabela

5) Dedique-se a economizar

Antes de mais nada, mantenha o foco e entenda que dinheiro nunca sobra. Sempre queremos mais, sempre temos com o que gastar. Porém, é essencial que você saiba que se hoje tá faltando dinheiro pra alguma coisa, talvez seja porque você comprou outra menos necessária antes. O planejamento é importante mas não vale de nada se você não se dedicar de verdade!


Não é tão difícil né? Só precisamos de organização e ser um pouquiiiiinho mais mão de vaca com nosso suado dinheirinho, porque comprar é bom mas ficar sem dinheiro definitivamente não é!

Não esqueçam de me contar se gostaram e se vão tentar usufruir das diquinhas! Alguém tem alguma dica útil na hora de economizar? Compartilhem com a gente! 😀

Beijinhos e até a próxima!



  • Ohara

    Em 15.10.2015

    Oi&amei o post! bem útil! complicado essas horas né? q a gente ta na sofrência com nossa grana de cada dia, hehe.
    Ei&de todos blogs que vc ja teve, alem do dose adolescente, q foi excluido e o desapega adri vc tem algum no ar, parado, mais não apagado? desculpa a
    pergunta!
    Até a próooooooximaaaa<3<3<3

    Responder

  • Adrilaine Cezimbra

    outubro 17th, 2015

    @Ohara, Oii ahahha verdade ô sofrencia né?! Não amore, tenho não, os blogs que eu já tive exclui depois!
    Beijãoo ♥

    Responder

  • Erika Gevarauskas

    Em 15.10.2015

    Eu realmente estava precisando de um post desses. Todo mês chega na metade e eu já estou sem dinheiro, e eu anoto tudo o que eu compro na minha agenda e acabo vendo que gasto dinheiro demais com coisas supérfluas, que de pouquinho em pouquinho, no final sai bastante do bolso.
    Adorei as dicas, beijos.

    Responder

  • Adrilaine Cezimbra

    outubro 17th, 2015

    @Erika Gevarauskas, A gente faz isso mesmo, gastamos com muitas bobagens. E quando vemos.. Finish money! hahaha Vamos nos policiar e acabar com essa realidade!
    Beijão, fça bom uso das dicas e volte sempre ♥

    Responder

  • Carol

    Em 15.10.2015

    Não é difícil quando se mora com os pais, no momento que se paga aluguel, luz, água, telefone… Enfim, que se administra uma casa, a situação fica mais complicada, até pq podem ocorrer imprevistos, a dica é maravilhosa pra quem não tem tantas preocupações

    Responder

  • Adrilaine Cezimbra

    outubro 19th, 2015

    @Carol, Se engana Carol, porque eu banco as despesas da casa com a minha mãe. Divido agua, luz, gás, tv a cabo, tenho um filho então pago plano de saúde, faço compras no mercado, pago a prestação da casa. Em fim… Administro uma casa e acho que funciona pros dois lados, é só querer se organizar 😉

    Responder

  • Fernanda Maria

    Em 15.10.2015

    Olhaaa
    Meu caso é tão mas tão ruim que nem dinheiro tenho, nem conta em banco, cheque nada e cartão é adicional da minha mãe e, tenho 34 anos…percebeu o problema? rsss
    Acho que vou é mostrar esse post para minha mãe cartão é uma desgraça, realmente parcelar é algo que só prolonga ao invés de ajudar.
    Pelo menos aqui é tudo bem organizado, minha mãe costuma fazer milagres com o dinheiro…ela era gerente de banco e das melhores.
    Muito bom e necessario esse post, nesses dias de “crise” né.

    Responder

  • Débora Delgado

    Em 15.10.2015

    Amei o post! Dicas bem úteis! Acabei de conhecer o blog!! Já tô amando. <3

    Responder