03 de mar de 2015

Dicas para se organizar financeiramente

Você acaba de receber e já vê todo seu dinheiro sumir? Gasta demais e nunca coloca dinheiro na poupança? Precisa poupar mas não sabe como? Se você respondeu sim a essas perguntas, tá na hora de ler este post!

large (1)

Lidar com dinheiro pode parecer super difícil, a gente entende. Por isso a categoria Organização e Finanças foi criada, para desvendar os mistérios da tal organização financeira e mostrar que ter controle dos seus gastos pode ser mais fácil do que parece, só depende de você!

1. Anote tudo

Todo mundo já ouviu essa dica? Já! Mas se você ainda não coloca isso em prática, está na hora de repensar sobre isso. Anote tudo separadamente: as entradas, as saídas, as compras… Com isso, você pode perceber aonde gasta mais e o que pode fazer pra poupar. Se você é do tipo de pessoa que sai com R$50,00, troca o dinheiro e volta zerada mas não comprou nada demais, passe a anotar até os gastos mais bobos. Eles fazem toda a diferença. Para isso você pode usar um bloquinho, um caderno de finanças ou planilhas. A Fran do blog Morando Sozinha disponibilizou essa planilha super maravilhosa. Pra baixar, clique na foto abaixo.

2. Compre somente o necessário

Faça uma lista de prioridades. Anote o que precisa e o que quer. Tenha conhecimento de que as duas coisas são extremamente diferentes. Quer praticar? Pegue uma folha e divida em dois, anote tudo o que você comprou no último mês. Agora defina item por item se foi comprado porque você precisou ou porque você apenas queria. Em outra folha, repita o processo mas agora decida o que você quer/precisa comprar no próximo mês. Você pode descobrir que gasta sua grana com coisas totalmente inúteis.

3. Separe seu dinheiro

Se você precisa pagar as contas de água e luz todo mês, por exemplo, tire uma base do quanto gasta e separe esse dinheiro assim que receber. Isso te ajuda a não cair em tentação quando passar em frente a uma loja e fazer a besteira de gastar todo o dinheiro da conta da Internet com uma blusa :/ Pra não ultrapassar o ”limite” imposto, procure sempre economizar. Economizando, você tem grana pra gastar com o que precisa e sobra mais pra gastar com o que quer.

4. Tenha um cofre para guardar moedas

O hábito de guardar moedas salva muita gente! Todo troco que eu pego, por exemplo, costumo guardar no meu cofrinho e, no final do mês, vejo que sobrou muito mais dinheiro do que imaginava. O meu cofrinho é o Pig Bank, um porquinho contador de moedas super fofo e inteligente. No visor aparece o valor da moeda colocada e logo em seguida o valor final, que está no cofre. O único ponto negativo é que ele não sabe contar as moedas antigas de 10 centavos e nem aquelas antigas de 25 centavos, ambas prateadas.

5. Tenha metas

Defina metas fáceis e uma data limite. Assim que cumprir, se dê um prêmio por isso. Se você está de dieta, você tem o direito de comer chocolate, por exemplo. Suba cada vez mais a meta proposta e use o dinheiro para coisas necessárias.

6. Não abuse do cartão de crédito

CUIDADO! O cartão de crédito pode te afogar! Pense muito antes de usá-lo e use somente quando necessário, não faça compras desenfreadamente. Não use o cartão antes de pagar a fatura anterior. O cartão de crédito deve ser usado em casos de muita importância com valores altos. Não é necessário comprar um batom no cartão né? Tome muito cuidado com o juros e as taxas anuais.

É importante que todas essas dicas sejam usadas com moderação. Não se prive do que gosta por medo de gastar demais, apenas defina prioridades e limites. Não se esqueça de ter um plano de investimentos. Quer “fazer dinheiro”? Invista em algo que você gosta e que tenha retorno. Assim, seu dinheiro vai render mais e, vamos combinar, não tem nada melhor do que trabalhar com o que gostamos, né?


Quer se aprofundar mais no assunto? Alguns sites reúnem dicas maravilhosas sobre o assunto, entre eles o Morando Sozinha, que oferece planners e dicas de como poupar pra concluir suas metas; o Morando Sem Grana não foca só em organização financeira, o site ensina DIYs, dicas de passeio e muito mais, tudo isso economizando sempre; e claro, não deixe de acompanhar o Coisas de Blogueiras que sempre trará posts interessantes e dicas sobre o assunto!

Qual método vocês usam pra se organizar? Contem pra gente!

Super beijo e até a próxima!



  • Wanila Goularte

    Em 03.03.2015

    Tô precisando anotar tudo isso e seguir bem direitinho. Adorei as dicas, espero conseguir ser mais organizada daqui pra frente! hahaha

    Responder

  • Júlia Charan

    março 3rd, 2015

    @Wanila Goularte, só quero ver ein, Wan?! Qualquer ajuda, é só gritar!

    Responder

  • Nicolle Ignacio

    Em 03.03.2015

    Amo posts desse tipo, amo dicas de finanças, amo amo amo ç__ç

    Entrei em um processo maravilhoso de controle financeiro desde que comecei a trabalhar, isso em 2012. Pratico isso de anotar o que entra, o que sai, o que preciso pagar, etc todo o mês e já adianto que funciona _muito_. Teve época que eu me surpreendi ao ver que tinha gastado quase 35 reais em _chocolate_ durante os 30 dias e não era algo que eu percebia que tava saindo tão caro, por exemplo.

    Outras coisas que eu também aconselho é: faça pesquisas. Se você quer comprar, sei lá, um livro, dá uma checada em todas as livrarias online e depois nas livrarias da cidade mesmo, pra saber em qual compensa efetuar a compra. Comprar tudo à vista também é +qd+.

    Sobre as moedas: iniciei esse plano em janeiro e estipulei o objetivo de juntá-las para a minha formatura, que será daqui dois anos. Vamos acompanhar o processo hahahaha

    Agora, sobre o investimento: cara, quero TANTO começar a fazer mais alguma coisa que me traga retorno hahahaha adoro fazer doces, mas a rotina é tão corrida que acaba faltando tempo pra me dedicar à culinária. Enfim.

    Muito bom o post, Júlia!

    Responder

  • Júlia Charan

    março 3rd, 2015

    @Nicolle Ignacio, só comecei a me organizar melhor quando comecei a trabalhar, acredita? Eu comia dois a tres brigadeiros por dia, cada um custava R$2,00, imagina no final do mês isso? DESNECESSÁRIO!
    Sobre fazer pesquisas: Buscapé pra que te quero, né? Ajuda muuuuito <3
    QUERO SABER TUDO SOBRE ESSA META AÍ, me conta, ok?
    A Aimé lindona vai fazer um post sobre trabalhar em casa, aposto que vai ser bem legal, fica de olho, Ni!
    Muito obrigada, meu amor, volte sempre!

    Responder

  • Millena Pontes

    Em 03.03.2015

    Eu amo posts com dicas de organização financeira e coisas assim! Acho que quando começar a trabalhar vou ser super organizada com isso haha <3

    Responder

  • Júlia Charan

    março 4th, 2015

    Que bom que gostou, @Millena Pontes. Qualquer ajuda que precisar, é só chamar! Beijão

    Responder

  • Juliana

    Em 03.03.2015

    Meninas, essa categoria está demais!! Parabéns!!

    Acho que a última dica é muito importante, eu já me ferrei no cartão de crédito, hoje eu eliminei ele da minha vida. Se tenho dinheiro eu compro,se não eu junto!!rsrs

    Responder

  • Júlia Charan

    março 4th, 2015

    Muito obrigada pelo carinho, @Juliana. Cuidado com o cartão, ein? Isso é muuuuito melhor!

    Responder