13 de nov de 2015

Dicas de como planejar uma Eurotrip

Oi, pessoal! Eu sou a Mariana Maia, autora do blog É Coisa Rápida, e estou bem feliz de começar a colaborar com o Coisas de Blogueiras. Aqui, vamos falar muito sobre Viagens e Intercâmbio. Vamos nessa?!

Viajar para fora do Brasil tem se tornado cada vez mais comum. Se você ainda não fez uma dessas viagens, aguenta firme, uma hora dessas você vai acabar embarcando. É só questão de paciência e economizar um dinheiro.

Para quem é “marinheiro de primeira viagem”, separei algumas dicas de como planejar uma Eurotrip (uma viagem pela Europa). Um planejamento bem feito evita gastos desnecessários e alguns perrengues.

Quanto dinheiro eu tenho para viajar?

A pergunta parece um pouco óbvia, mas alguns viajantes iniciantes (ou nem tanto) costumam se perder logo no ponto de partida. Estipular um teto para gastos e saber quanto dinheiro você tem é importante para guiar as suas escolhas como a duração da viagem ou quantos e quais países visitar.

Passagens

Pesquise muito e pesquise com antecedência. Você pode encontrar passagens bem em conta, promoções e já economizar de início. Lembrando que na Europa existem boas opções de transporte. Então, não se limite ao transporte aéreo. Trens e ônibus são super bem-vindos, até porque algumas companhias áreas cobram taxa extra para despachar bagagem, como é o caso dos voos low cost (baixo-custo), da Ryanair e Easyjet.

Hospedagem

A dica das passagens também vale para hospedagem: pesquise muito! Há inúmeros sites com informações sobre hotéis, hostels, albergues fornecidas por viajantes. Leia as impressões que eles escreveram sobre a hospedagem que você gostou, atente-se às críticas mais recorrentes e faça um balanço das coisas que realmente te incomodam ou que você não dá tanta importância. Leve em consideração a localização e o tipo de acomodação. Se preza por um quarto com banheiro só seu, não será interessante ficar em um hostel com quarto e banheiro compartilhado, não é mesmo?!

Visto, Vacina e Seguro Saúde

É importante pesquisar sobre os lugares que você vai visitar. Há necessidade de visto? É preciso tomar vacina? Nada de viajar sem seguro saúde, hein?! Em caso de emergência, só ele e Deus podem te ajudar. Além disso, na Europa existe o Tratado de Schengen, assinado por alguns membros da União Europeia, que estabelece a obrigatoriedade de uma assistência viagem, para turistas, que contenha cobertura mínima de 30 mil euros para auxílio médico. Pesquise em sites como Allianz e Porto Seguro para saber mais informações sobre o seguro.

Gastos Diários

Estipule uma quantia para gastar diariamente. 50, 60, 70 euros. Fica a critério do seu bolso e do seu estilo de viagem. Ter um limite diário é uma boa maneira de ajudá-lo a não voltar para casa com dívidas. Procure evitar usar cartão de crédito também para não ter surpresas desagradáveis depois da viagem, com toda a flutuação do câmbio. Atente-se para gastos com transporte público. Nem todos os lugares são possíveis de conhecer apenas andando a pé. Quer economizar um pouco mais? Comprar lanches em supermercados é uma boa dica para diminuir os gastos.

Cheque tudo antes

Faltando uma semana para a viagem, mande um e-mail para o local onde você vai ficar, procure saber se está tudo certo com sua reserva, “vai que”… O seguro morreu de velho, e queremos que você tenha a viagem dos seus sonhos e nada de aborrecimento. Ah! Lembre-se de levar o cartão de crédito que você usou para fazer a reserva do hotel ou para comprar o ingresso daquele evento que você quer muito ir, porque é bem provável que eles te peçam na hora do check in ou da retirada do ticket.


Para mim, a viagem já começa no planejamento e é uma das etapas mais legais. Lógico que sem a parte burocrática. Lembrando que esse post não é uma receita de bolo certinha, tudo pode e deve se adequar ao seu bolso, a sua personalidade e que tipo de viagem você pretende fazer.

Espero ter contribuído de alguma forma para sua próxima viagem.

Até a próxima, Mari.

Postado por Mariana Maia

Oi, eu sou a Mariana Maia, autora do blog É Coisa Rápida. Moro em Fortaleza (CE), tenho 20 e alguns anos e sou jornalista. Gosto de viajar e de um monte de banda aí. Todos os meses vou aparecer aqui no Coisas de Blogueiras compartilhando experiências sobre viagens.


  • Ronize Aline

    Em 13.11.2015

    Adorei o post. Dicas muito legais. A questão do quanto vamos gastar em uma viagem acho que é o que mais nos deixa confusos. Afinal, são tantos apelos…rs…

    Beijos,
    Ronize Aline

    Responder

  • Mariana Maia

    novembro 18th, 2015

    @Ronize Aline, Sim, Ronize. Mas, às vezes, vc tem que abdicar de algumas coisinhas. É difícil, mas é necessário, às vezes.
    Bjão! 🙂

    Responder

  • THAIS

    Em 13.11.2015

    Saber quanto você tem e saber quanto irá gastar é importante. Pelo menos para mim foi!
    Como meu dinheiro e inglês eram limitados eu não podia errar. Foi contadinho e no fim até sobrou! Mas deu para fazer muita coisa.
    Adorei o post! Adorei as dicas! Adoro o Blog 🙂
    Planejando bem dá para tornar qualquer viagem dos sonhos real. E ainda dá para otimizar muito o tempo e economizar muito dinheiro (voltar para casa sem dívidas, igual vc disse, é muito importante e permite que você já possa começar a planejar a próxima viagem).
    Beijos Mari, beijos meninas.

    Ps.no meu blog fiz uma TAG sobre a minha viagem – EUROPEANDO- 30 dias na Europa, 5 países e 5mil reais!

    Responder

  • Mariana Maia

    novembro 18th, 2015

    @THAIS, verdade Thaís. Planejamento é tudo. E voltar pra casa tranquila não tem preço. hehehe Que bom que você gostou do post. Fico feliz. 🙂 Vou olhar teu post, sim. 5 países e 5 mil reais? Demais!
    Bjos! 🙂

    Responder