08 de dez de 2015

Vancouver Christmas Market e o charme dos mercados de Natal

Dezembro chegou e todo mundo já está decorando a casa e entrando no clima de Natal. Mas calma que não esquecemos de quem está fora do país. Seja passeando com a família, amigos, amor da sua vida ou no meio de um intercâmbio, também temos dicas festivas para você curtir ainda mais a sua viagem.

Há alguns anos recebemos em nossa casa (aqui no Brasil) uma intercambista da Áustria. Ela comentou comigo, na época, sobre as tradições da cidade dela, o que eles costumavam fazer e falou sobre o Viena Christmas Market (mercado de Natal de Viena). Me mostrou fotos e eu fiquei apaixonada. É a coisa mais linda e, embora o Natal não seja minha festa favorita, fiquei morrendo de vontade de conhecer! Não tive oportunidade de ir à Viena ainda, mas em 2011 Vancouver não me decepcionou e me apresentou seu próprio Christmas Market.

Vancouver Christmas Market, dezembro de 2011

A história

Os mercados de Natal surgiram na Alemanha, pelas mãos dos comerciantes, que colocavam seus produtos em barracas nas ruas para serem mais vistos e aumentar as vendas. Como cada região tinha suas características, os mercados acabavam absorvendo essas particularidades, o que fez de cada exposição um evento único. As comidas e bebidas servidas também eram localmente produzidas, então acompanhavam o estilo de cada mercado e as ofertas de cada cidade eram diferentes. Chamados originalmente de Christkindlmarkts, eram considerados perfeitos para os aldeões comprar e vender seus artesanatos tradicionais, incluindo ornamentos de palha e vidro.

Hoje, os mercados de Natal são considerados “porta de entrada” para as festas de final de ano. Vilas, cidades e aldeias em toda a Alemanha comemoram a chegada dos Christkindlmarkts, que começam suas atividades no meio de novembro e vão até o Natal. Hoje, estão espalhados por Munique, Berlim, Rothenburg, Nuremberg, Frankfurt e Baden Baden. Cidades grandes, como Munique, possuem até mais de um mercado.

O Vancouver Christmas Market

Vancouver Christmas Market, dezembro de 2011

Esse é o sexto ano que Vancouver participa da festa, que parece ter realmente caído no gosto dos canadenses. Ao todo são 30 expositores, entre artesãos, joalheiros e cozinheiros, que servem as comidas típicas da Alemanha, além daqueles chocolates ma-ra-vi-lho-sos! Eles também tem uma programação cultural muito bacana, que vai do carrossel gigante, peças de teatro e apresentações musicais. Se você está no Canadá e gostou da dica de passeio, é só clicar aqui e pegar a programação.

Eu aconselho todo mundo a visitar essa feira, não importa o lugar do mundo que você esteja. Procure saber se tem alguma aí perto de você e vá até lá. A entrada individual no de Vancouver custa $8 e é um passeio muito gostoso. A gente acaba entrando no clima e até cantando as músicas de Natal que rolam pelos auto-falantes. Fora que é uma ótima oportunidade para garantir presentes diferentes e por um preço bem bacana. *u* Lembro de ter comprado uma caneca personalizada do evento e uma bola de Natal meio grande, que eu carreguei por todos os lados, já que resolvi passar no shopping depois. A louca, né?


O evento em Vancouver acontece até o dia 24 de dezembro no Queen Elizabeth Theather, na 650 Hamilton Street, no centro da cidade, das 11:00 às 21:00. Como é época de frio, recomendo uma roupa quentinha e impermeável (quem aí já ouviu falar da Raincouver, ao invés de Vancouver?) para garantir um passeio bem confortável.

Não está no Canadá? Não tem problema. O site Christmas Markets 2015 tem informações sobre os Christmas Markets de vários lugares do mundo. Dá uma espiada lá, quem sabe você não tem sorte e encontra um mercado pertinho de você? 😉

Postado por Mariana Pereira

Mariana Pereira, 26 anos, jornalista, blogueira, autora de "Ao meu ídolo, com amor..." e #ShihTzuLover. Eterna intercambista e canadense de coração, sonha em viver num país bem gelado, apesar de não ser muito fã da neve. Atualmente se divide entre comandar uma sorveteria, escrever mais livros, brincar com seu cachorro e planejar suas próximas aventuras.