27 de fev de 2015

Por dentro dos vistos

Então você decidiu que vai viajar. Escolheu o país, organizou seus documentos e ajeitou sua vida para turistar pelo mundo. Mas como você faz para entrar em outro país mesmo? Depende!

Para que você possa pisar em outro país é necessário que ele permita a sua entrada. Para alguns países o governo brasileiro já negociou sua autorização, para outros você terá que correr atrás do tão famoso Visto.

Cada país tem seus critérios para permitir ou não a entrada de alguém. Você deve sempre consultar a embaixada ou o consulado do país em questão antes de viajar. Países da União Europeia como França, Itália e Alemanha não exigem que você chegue com o passaporte carimbado, porém, assim que você desembarca, deve passar na imigração onde é feita uma avaliação/entrevista. A permissão é dada na entrada.

Já em países do Mercosul como Argentina, Uruguai e Peru, não é necessário nem mesmo o passaporte, basta que você esteja com um RG em bom estado, com menos de 10 anos e voilà! 

A pedrinha no sapato é o visto americano. Isso porque os americanos são super protecionistas, se eles olharem para sua cara e acharem que você não tem dinheiro suficiente para se manter lá não tem choro, eles negam o visto e acabou a brincadeira. A boa notícia é que eles estão bem mais bonzinhos do que eram antigamente. Hoje o Brasil é o “queridinho” dos americanos. Somos o quinto país que mais gasta lá nos “States” e como eles gostam de dinheiro, nossa catraca está quase 100% liberada.

De qualquer forma, o processo é trabalhoso.

O primeiro passo é entrar no site da embaixada americana e preencher um formulário chamado DS -160. Lá você escolherá o local onde fará a entrevista, incluirá seus dados pessoais e responderá algumas perguntas estranhas como por exemplo se você tem ligação com o terrorismo… (Oi?! Isso mesmo, essa e outras perguntas estranhas fazem parte do formulário!) Aí com formulário preenchido, você deve pagar um valor de 160 Obamas – mais conhecido como dólares, que é a taxa de solicitação do visto.

Agora sim, com tudo preenchido e pago, você poderá agendar a coleta das suas digitais e foto no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e a tão aguardada e temida entrevista!

Sim, é lá que o bicho pega. O entrevistador questiona suas atividades no Brasil, se trabalha, se estuda, o que estuda ou quais as atividades que você exerce no seu trabalho, para onde você vai, quem está pagando, como está pagando, com quem você mora, o que eles fazem e outras perguntinhas para saber se você não pretende ficar lá para sempre ou se não irá passar fome durante seu passeio.

Mantenha a calma, fale a verdade e leve documentos. Não só o passaporte e o comprovante de pagamento da taxa, mas todos os documentos que te ajudem a provar que você tem dinheiro para ir aos EUA e que você vai voltar para o Brasil. Estes documentos são MUITO importantes. Digo por experiência.
Parágrafo da experiência:

“Eu tenho quase certeza que o que me salvou na entrevista foi o documento do carro que o Lê (maridão) levou. O Sr. Entrevistador Americano estava para negar meu visto, juro. Ele disse na minha cara que eu não tinha dinheiro para viajar. Simples assim. Tenho certeza que foi bullying só porque eu tenho cara de árabe . Foi neste momento que o Lê se intrometeu na minha entrevista (ele estava do meu lado na verdade) e disse que estava me ajudando com as despesas e que tinha um carro no nome da empresa do pai dele. O Sr. Entrevistador Americano pediu para ver o documento do carro, nós mostramos e o Visto foi aprovado. Agradeço ao Santo protetor dos viajantes pela graça alcançada.

Isso tudo é claro, serve apenas para turismo. Se você quer ficar no país por um tempo maior, para estudar por exemplo, as políticas são outras. É preciso pesquisar bastante e fazer tudo certinho para não ter que pegar o primeiro avião de volta para o Brasil.


Você já passou pela experiência do visto Americano? Como foi? E pra quem foi para outro país, como foi na imigração? Conte pra gente!

Beijo! ♥



  • Tamires Cabañas

    Em 27.02.2015

    Tive que dar uma pausa no meu trabalho para ler isso! Morro de vontade de ir para os EUA mas morro de medo da tal entrevista, tenho a impressão que vou começar a gaguejar e estragar tudo, mas com a dica dos documentos “a mais” fiquei um pouco mais calma – não que eu tenha milhões na conta – mas acho que da pra comprovar que não vou passar fome hahaha
    Obrigada pelas dicas Juju e parabéns pelo primeiro post!

    Responder

  • Juliana

    fevereiro 28th, 2015

    @Tamires Cabañas, huahuauahua tá difícil achar alguém com milhões na conta, mas se você tiver emprego fixo ou estiver matriculado em uma escola ou facul, já é uma prova boa que vc não vai querer ficar lá para sempre ou que tem como se bancar!!

    Responder

  • Vini

    Em 27.02.2015

    Oi Jú!

    Parabéns pelo post! Acho que todos que vão viajar (ou tem vontade) acabam passando pelo fantasma que são essas entrevistas! Mas é tudo muito como você falou mesmo! O negócio é ir e falar a verdade, não cair em contradição e ter documentos que comprovem o que você tiver falando caso eles peçam! No meu caso não pediram nada, mas levei uma pastona cheia de coisas! kkkk
    Gostei muito do post! Informativo! A galera se assusta mais do que deve, e muitas vezes acaba tendo visto negado só pelo nervoso! rsrsrssrs
    Bjo a todas as blogueiras! Parabens pelo Blog!

    Responder

  • Camylla

    fevereiro 28th, 2015

    @Vini, não sou a ju mas sou intrometida sim porque sim hehe Eu to em processo de planejamento de viagem e o visto me assusta demais! Acho que se eu receber um “não” eu desanimo na hora. Não dá pra gastar quase 1 mil toda vez que for tentar o visto, né? Aí complica a vida da pobre brasileira aqui.

    Mas dizem que é super tranquilo. Vamo ver se é mesmo!

    Juju, desculpa invadir seu post haue <3

    Beijos procês

    Responder

  • Juliana

    fevereiro 28th, 2015

    @Camylla, huahauahaua Imagina!!!! Tem que ir tranquilo, com tudo certinho… Não tem erro.. E sempre responder apenas o q eles perguntam… Não tentar ficar justificando nada….

  • Fabi

    Em 27.02.2015

    Oi Ju!!

    Amei seu post! Estou planejando minha viagem pra poder ir pra terra do Tio Sam! Quero muitoooo ver o Mickey e estou procurando igual uma doida tudo que tem de dicas! Dei entrada no meu visto pro mes de abril pra tentar ir em Agosto pra la! Espero que de tudo certo, pois as passagens ja estao compradissimas e parceladissimas! kkk =P

    Parabens pelo Blog de voces! To aqui! Antenada em tudo o que vcs colocam meninas! Um beijao!

    Responder

  • Camylla Abreu

    fevereiro 28th, 2015

    @Fabi, mais uma companheira hehe também to planejando dar um oi pro Mickkey. Ainda não comprei nada por medo do visto, mas se surgir uma promô imperdível eu compro assim mesmo haue Boa sorte na entrevista! Mickey dá sorte hehe

    obrigada pelo elogio <3

    Responder

  • Juliana

    fevereiro 28th, 2015

    @Fabi, vai da td certo!!! Depois volta aki pra contar como foi!!! CAMY, Faz favor de comprar sua viagem logo!!!! Vai dar td certo no visto!!

    Responder

  • Leandro

    Em 27.02.2015

    Oi Jú! O post ficou muito legal!

    Estou com viagem planejada para as férias de Julho e estou igual um maluco querendo me informar de como funciona todo esse negócio de visto, pq já comprei minha passagem! Ansiedade pra ir viajar ver toda aquela loucura? NAAADA! Poupancinha ta sendo criada pra comprar tudo o que vier na cabeça! kkkkk

    Beijo! E parabéns pelo Post e pelo Blog meninas! Tá muito legal! Não fica aquele negócio maçante de sempre ter o mesmo assunto, e agente acaba acompanhando pq sempre tem coisas legais pra poder se interar de tudo que eh assunto!

    Responder

  • Camylla Abreu

    fevereiro 28th, 2015

    @Leandro, obrigadaaaaaaa pelo elogio <3 a gente fica super feliz por ler isso ainda mais vindo de um homem já que o blog parece ser só pra mulher!

    beijo e volte sempre!

    Responder

  • Juliana

    fevereiro 28th, 2015

    @Leandro, gente… Isso é uma coisa… Temos q fazer poupança mesmo… Pq Ô lugar bom de comprar aquele tal de EUA!!!

    Responder

  • Aline

    Em 27.02.2015

    Amei as dicas, super interessantes e válidas. Bjs.

    Responder

  • Juliana Bittar

    Em 27.02.2015

    @Aline, Obrigada Li!! Feliz de ver vc por aqui!

    Responder

  • Virgínia Gaya

    Em 27.02.2015

    O visto americano é tenso!! Já tirei dois tipos, o pra fazer intercambio no estilo work and travel e depois tirei de turista! Fiz em SP e foi antes de serem 2 dias. Filas quilométricas, pessoal tocando terror na fila, vistos sendo negados e o medo de não ter levado tudo que precisava era constante! Mas consegui!

    Quando fui para europa foi bem na época que estavam mandando os brasileiros para casa! Quem entrava pela Espanha fica super apreensivo, e foi bem por Madrid que cheguei… foi super tranquilo, fizeram umas perguntinhas e estava liberada! 😀

    Ah, o visto americano tirado no Brasil não impede de te mandarem de volta sem deixar pisar em solo americano!!! 🙁 Mas agora somos uma nação bem-quista pelos americanos!

    Adorei o post!
    Bjs

    Responder

  • Juliana

    fevereiro 27th, 2015

    @Virgínia Gaya, É verdade Vi, eles podem mandar para casa sim! Aliás, spoiler, esse é o assunto do meu próximo post!!! Huahauhua

    Responder

  • Sabrina Galdino

    Em 27.02.2015

    Gostei do post, geralmente Inglaterra, Holanda não precisa de visto (ou precisa?).
    O visto americano é pedra no nosso sapato mesmo, isso porque o visto nem é garantia de permissão, porque quem vai permitir a entrada é a imigração.
    Viajar para os EUA é se preparar muito bem, assim evitando desapontamentos e dinheiro jogado fora.
    Que sorte que teve! Já eu, por enquanto penso em ir para outro país, quero adiar um pouco a minha ida aos EUA rs.

    Responder

  • Juliana

    março 4th, 2015

    @Sabrina Galdino, Então, depende muito do período que você pretende ficar e o que vai fazer. Holanda não precisa de visto se for ficar até três meses!
    O chato dos EUA é que o dólar tá o olho da cara! rsrsrs Fora isso vale a pena. Eu tenho adiado a minha ida para Europa, mas a cada dia a vontade cresce descontroladamente dentro de mim! rsrs

    Responder

  • Isabel

    Em 27.02.2015

    Eu fiquei tensa pra cara* quando fui fazer minha entrevista! Mas foi muito de boas, acho que essas coisas vão de sorte né? As vezes eles decidem implicar com a pessoa, as vezes não. e realmente levar todos os documentos possíveis ajuda, porque do nada eles decidem o que quer e já era!
    Aliás, vou ter que tirar o visto de novo e já estou tensa só de pensar no moço me julgando…

    Responder

  • Juliana

    março 4th, 2015

    @Isabel, Oi Isa!! Nem me fala, eu sai da entrevista tremendo.
    Olha, pelo fato de você já ter tido visto eles aliviam. Vai com fé que vai dar tudo certo!!!

    Responder

  • Sobre Imigração nos EUA e a Volta ao Brasil – Viagens e Intercâmbio – Coisas de Blogueiras

    Em 27.02.2015

    […] meu último post expliquei um pouco sobre os vistos de turismo pelo mundo e principalmente sobre o trabalho que dá […]